76547654

24 junho 2016

Em tempo de crise, muitas pessoas estão usando a criatividade e buscando nos hobbies uma forma de conseguir uma renda. Veja algumas dicas!

Desde o último ano, o mercado de trabalho brasileiro vem mostrando enfraquecimento. A taxa de desemprego, que se mantinha em torno dos 7% desde o início de 2012, atingiu 11,2% no trimestre findo em abril de 2016, evidenciando o crescimento do número de brasileiros que se encontram desempregados. Diante deste cenário, optar por transformar seu hobby em uma atividade lucrativa pode ser uma forma de complementar a renda ou até mesmo se tornar autônomo. Mas para isso é necessário ter disciplina, pesquisar, aprimorar os serviços e divulgá-los.

Para lhe inspirar, preparamos uma lista com várias opções de trabalhos. Basta ver o que mais combina com você, pesquisar e colocar a mão na massa. Vale lembrar que é preciso se profissionalizar, para oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Pronto para ganhar dinheiro fazendo o que ama? Confira!

Fotografia

Quem gosta de fotografia pode transformar o hobby em trabalho e conseguir bons resultados. São inúmeras as opções e, se você já tem uma câmera e os equipamentos necessários, só vai precisar investir o seu tempo e algum dinheiro em material de divulgação.

Você pode trabalhar em fotos de eventos como aniversários, casamentos e empresas, ensaios para gestantes e recém-nascidos, casais e até pets – essas fotos estão super na moda. Uma área sempre em ascensão, também, é a fotografia gastronômica.

É importante o conhecimento de programas para o tratamento de imagens e montagem dos álbuns, se você ainda não domina, procure se especializar.

Maquiagem

Se você sabe se maquiar, acompanha vários tutoriais na internet e tem um bom estoque de maquiagem, com produtos de qualidade, são várias as possibilidades de você ganhar dinheiro. A primeira, claro, é trabalhar como maquiadora. Você pode oferecer seu serviço por meio das redes sociais e maquiar os interessados em domicílio. Desta forma, nem é necessário procurar conveniar-se a um salão de belezas ou investir em um espaço só seu.

Também é possível ganhar dinheiro ensinando maquiagem. Você pode montar cursos curtos de automaquiagem ou de maquiagem profissional, na sua casa mesmo, e realizá-los periodicamente.

Culinária

As refeições não são apenas momentos de se alimentar, mas sim de confraternizar com amigos e familiares. Então, se você tem mãos boas para cozinhar, não pode desperdiçar talento e oportunidade de conseguir uma renda extra!

Você pode trabalhar com encomendas ou vender seus produtos nas feiras de bairro. Também é possível, ainda, vender para os estabelecimentos que farão a venda para o consumidor.

Agora é escolher o que você mais gosta de cozinhar e, claro, ver a viabilidade do negócio na região onde você mora.

Bolos, doces e salgados para festas são opções que fazem bastante sucesso. Mas você também pode vender pães caseiros, biscoitos e lanches; são inúmeras as possibilidades!

Um nicho que cresce anualmente também é a gastronomia fit. As refeições balanceadas ou com opções sem glúten e sem lactose atraem cada vez mais pessoas intolerantes ou preocupadas com a saúde.

Outra opção é trabalhar como chef de cozinha na casa das pessoas, preparando as refeições. Os congelados também são uma boa opção, e você pode prepará-los na sua casa ou na do cliente.

Artesanato

O artesanato pode proporcionar inúmeras possibilidades para quem tem facilidade com trabalhos manuais e está precisando de uma renda extra. É possível lucrar tanto com a venda dos produtos quanto com a oferta de aulas e cursos da arte que você domina.

O primeiro passo para começar a ganhar dinheiro é definir com qual tipo de artesanato você quer trabalhar e, em seguida, avaliar a viabilidade do negócio. Você prefere vender o produto? Gosta de ensinar? Depende de você.

Confira algumas possibilidades de artesanato com os quais você pode trabalhar:

  • Bijuterias;
  • Feltro;
  • Caixas decoradas;
  • EVA;
  • Crochê;
  • Tricô;
  • Marcenaria;
  • Vidro;
  • PVC.

Costura

Sabe aquela máquina de costura que está guardada e quase esquecida? Se você gosta muito de roupas, acompanha as tendências e sente que pode aprender a costurar, está esperando o quê? Você pode começar fazendo roupas para você mesmo, que servirão de propaganda e até de treino. Faça algumas peças de cortesia para as amigas mais próximas e pessoas da família e divulgue na internet.

Muitas pessoas preferem fazer roupas diretamente com a costureira para garantir a exclusividade do modelo, então essa pode ser uma ótima forma de conseguir uma renda extra! Pequenas reformas, como barras de calça e alguns ajustes também são uma procura constante.

Música

Assim como o artesanato, a música também oferece a possibilidade de dar aulas ou ganhar dinheiro tocando e cantando em eventos, casamentos, festas e bares. Se você toca bem um instrumento, que tal começar a ganhar uma renda extra fazendo algo super divertido?

Reparos

Muitas pessoas não sabem nem mesmo como trocar uma lâmpada. Se você tem facilidade com furadeira, pintura, conserto de eletrodomésticos ou montagem de móveis você pode aproveitar esse público e ganhar uma renda extra utilizando apenas o seu tempo.

Mas é importante lembrar que, dependendo do reparo, será necessário adquirir algumas ferramentas. Furadeiras e escadas são mais em conta e muitas pessoas já têm em casa, mas se optar por algo mais específico, pesquise as opções de ferramentas e veja em qual mais compensa investir.

Cuidado de animais

Com rotinas cada vez mais corridas, muitas pessoas ficam sem tempo de cuidar adequadamente dos seus animais. Se você adora pets e tem facilidade para cuidar deles, pode levá-los para passear e brincar com os peludos.

Aluguel

Uma forma de ajudar outras pessoas e ainda conseguir uma renda extra é alugar seus pertences. Trabalhando de forma organizada para não ficar no prejuízo, é possível alugar seus pertences como sapatos, roupas e bolsas. Alugar apartamentos ou mesmo um quarto na sua casa e até mesmo se alugar como guia de turismo, por exemplo, são algumas das opções para ganhar um extra.

O mesmo vale para a venda de objetos que você não usa mais. Você libera o espaço nos armários, ajuda outras pessoas que vão adquirir seus produtos e ganha dinheiro. A internet pode ser uma grande aliada nas vendas.

Quer ter renda extra? Divulgue!

O mais importante em qualquer atividade que você decidir começar é se dedicar com afinco e divulgar.

Uma forma simples, sem custo e muito eficiente de divulgação são as redes sociais e o whatsapp. Através desses meios você pode divulgar fotos dos seus produtos ou serviços, fazer posts relacionados ao seu negócio, fornecer informações de contato, valores, e facilitar a comunicação com os seus clientes.

Você também pode optar por sites de vendas. Os marketplaces são grandes plataformas onde as pessoas podem vender qualquer coisa, como o Mercado Livre e o eBay, por exemplo. Há também marketplaces especializados. Quem trabalha com artesanato, por exemplo, pode usar plataformas de artesãos, onde as pessoas divulgam seus trabalhos, como o Etsy e o Elo7.

Agora que você já conhece várias formas de gerar renda, que tal conferir várias dicas sobre como investir? Com certeza, essas dicas vão lhe ajudar muito no início de um novo negócio! Clique aqui e confira!

Veja também

mbf_banner_noticias_01
10 sites para ganhar uma grana extra alugando coisas
Está sem dinheiro ou precisa de uma grana extra? Então, alugar itens e recursos já presentes na sua vida po  [...]
008
Carro novo x carro usado
De tempos em tempos, de acordo com o mercado de automóveis, a variação de  impostos e outros fatores, muda  [...]
aposentadoria-onde-investir-quanto-guardar
Aposentadoria: planeje-se hoje e evite problemas amanhã!
Uma aposentadoria tranquila depende de ações tomadas no presente. Veja de que forma agir hoje para não ter   [...]