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13 fevereiro 2015
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Descuidos  durante  o  feriado  de  Carnaval  aumentam   o  risco  de golpes  como a clonagem de cartões. Saiba  como evitar e  como  agir diante  dessas  situações

Os feriados prolongados como o Carnaval são épocas propícias para as pessoas perderem documentos ou serem vítimas de roubos. Perder a carteira de identidade ou o CPF pode se tornar uma dor de cabeça, se os documentos caírem na mão de golpistas. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), três em cada dez brasileiros (28) já foram vítimas de fraudes ― incluindo a clonagem de cartão de crédito e o uso de nome falso para fazer compras ou tomar empréstimos.

Para os especialistas do SPC Brasil, o primeiro passo para diminuir o risco de ser vítima de algum tipo de golpe é evitar levar documentos pessoais e importantes, quando o folião for curtir o Carnaval ― principalmente onde a concentração de pessoas é maior como nos blocos de rua, nos ensaios de escolas de samba, em festas ou em casas noturnas.

“O ideal é carregar apenas o essencial e manter tudo protegido de assaltantes. É importante também anotar em outro lugar os dados do cartão e do cheque, além do telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco”, explica  José Vignoli, educador Financeiro do SPC Brasil.

 

IMPORTÂNCIA DE FAZER UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA

De acordo com a pesquisa do SPC Brasil, 72 dos entrevistados cancelaram o cartão de crédito após a perda ou o roubo, mas somente 34 deles registraram um boletim de ocorrência. “O boletim de ocorrência é o registro que o consumidor tem de que aquele cartão já não está mais nas mãos do verdadeiro titular. Já o cancelamento, além de comunicar o banco sobre a perda, evita que que o cartão seja usado por terceiros para fazer compras indesejadas”, explica Vignoli.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, também reforça a importância de tomar outras providências, além, é claro, de registrar um boletim de ocorrência. “O consumidor pode se precaver entrando em contato com o Procon [Instituto de Defesa do Consumidor] mais próximo e com o SPC Brasil de sua cidade. Com isso, os estabelecimentos comerciais são informados do problema ao consultarem o SPC Brasil, o que inibe a atuação de terceiros mal intencionados”, explica a economista.

 

DICAS PARA EVITAR FRAUDES:

1 – Leve só os documentos extremamente necessários para curtir a festa. Se possível, deixe os cartões em casa e leve dinheiro;

2 – Guarde seus pertences em compartimentos seguros, preferencialmente junto ao corpo;

3 – Anote os dados dos seus cartões de crédito e o número do serviço de atendimento ao consumidor do seu banco ou de sua operadora de cartão;

4 – Em caso de perda, furto ou roubo, registre imediatamente um boletim de ocorrência, comunique o fato ao banco e bloqueie seus cartões. Depois do feriado, procure o Procon mais próximo e comunique a perda ou o roubo no SPC Brasil de sua cidade, com inclusão de um alerta de documento.

 

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