65146514

22 setembro 2015
meubolsofeliz2
Como ganhar tempo e dinheiro nas tarefas do dia a dia usando o seu smartphone

Os aplicativos colaborativos vieram para ficar e podem nos ajudar muito no dia a dia, oferecendo praticidade e um variado leque de opções. Mas você sabia que, além disso, essas facilidades na tela do seu smartphone podem te ajudar a economizar?

Sob este aspecto, as ideias originais e diversos Apps têm se mostrado uma alternativa eficiente para cortar custos, ganhar tempo e economizar nas tarefas básicas do dia a dia sem precisar de grandes malabarismos.  “Além de oferecer informações que ajudam a economizar em aspectos como locomoção, combustível e refeição, é possível usar esses aplicativos para conseguir carona, alugar quartos, dividir apartamento, trocar livros, fazer vaquinhas, achar o menor preço de um produto, enfim, serviços que ajudam a encontrar soluções sem custo ou com gastos baixíssimos”, destaca Patrícia Medeiros, gestora contábil da AWE. Abaixo, algumas ótimas opções para quem gosta da ideia:

Supermercado

É possível economizar bastante também nas idas ao supermercado. O Boa Lista, por exemplo, possibilita a comparação de preços entre várias redes diferentes e o auxilia a montar a sua lista de compras com base nessas informações. Além disso, ter uma lista de supermercado organizada pode te ajudar a evitar as compras por impulso e desnecessárias.

Objetivo semelhante tem o Meu Carrinho, que faz uma relação das principais ofertas conforme os produtos que você escolheu e mostra em quais supermercados mais vale a pena fazer a compra online, entre outras funcionalidades.

Restaurante

Além de permitir que se faça reservas online em diversos restaurantes, o Restorando oferece descontos especiais nestes estabelecimentos. O cadastro é gratuito.

O ChefsClub tem proposta semelhante, ao permitir descontos de até 50 por cento em alguns dos principais restaurantes do País. Para isso, cobra uma mensalidade de R$ 12,49, que dá direito a um cartão de fidelidade a ser apresentado nos estabelecimentos associados.

“Se você vai a um restaurante no mês já vale o investimento, pois os descontos realmente são significativos, e sem aquela conotação negativa dos antigos cupons de compras coletivas, em que as pessoas muitas vezes tinham vergonha de apresentá-los ou recebiam um serviço inferior ao dedicado aos demais clientes”, observa a arquiteta Caroline de Oliveira Silva, usuária do aplicativo.

Pedido de Comida Delivery

Pedir comida em casa sem precisar sair garimpando telefones de restaurantes próximos e com a possibilidade de escolher entre variados tipos de pratos e preços diferentes. Essas são algumas das vantagens oferecidas por aplicativos como iFood e Pedidos Já.

“Sempre comparo os valores de pelo menos três lugares diferentes antes de pedir a comida. Além disso, já faço o pagamento na hora pelo aplicativo e se a comida vier ruim, posso avaliar negativamente para outras pessoas verem a reputação do restaurante”, explica o técnico em informática Luiz Lima, usuário do Pedidos Já.

Transporte

Easy Taxi e 99Taxis são dois dos aplicativos que vêm ganhando espaço, por possibilitar que se peça o taxi diretamente pelo aplicativo e acompanhe cada detalhe do seu trajeto, bem como o tempo que vai demorar até a chegada.

“Não preciso ir para a rua ficar esperando aparecer um taxi. Já faço o pedido e sei quanto tempo ele vai demorar para chegar onde estou. E é seguro, pois os motoristas são cadastrados e sei que dificilmente vão tratar mal o cliente e depois receber uma nota ruim”, afirma o técnico em informática Luiz Lima, usuário do 99Taxis.

Combustível

Famoso por informar em tempo real as melhores rotas para fugir do trânsito, tendo como base as informações compartilhadas pelos seus usuários, o Waze ajuda a economizar combustível justamente por evitar ao máximo que os motoristas fiquem parados no congestionamento. Além disso, adicionou recentemente a possibilidade de os usuários compartilharem os preços dos combustíveis nos postos de gasolina, facilitando a comparação entre as várias redes.

Já o aplicativo Gasolina ou Álcool, Chefia? permite calcular rapidamente quando vale mais a pena abastecer com álcool o gasolina, com base no preço dos combustíveis.

Hospedagem

Para viajar gastando aquilo que você pode pagar, o Hotel Urbano oferece uma série de pacotes promocionais para várias partes do Brasil e do exterior, até mesmo com o transporte aéreo incluído.

Outro aplicativo cujo uso vem crescendo é o Air BNB, que permite a qualquer proprietário alugar seu imóvel por alguns dias ou temporada, eliminando o intermediário na negociação, o que possibilita oferecer preços mais baixos do que os normalmente praticados no mercado.

“Recentemente fui com a minha família para o Rio de Janeiro e pudemos ficar em Copacabana, a uma quadra da praia, pagando bem menos do que se tivéssemos optado por um hotel”, afirma a funcionária pública federal Fernanda Cimino, usuário do Air BNB.

“Mas, para que tudo ocorresse bem, foi fundamental analisar as resenhas dos demais usuários sobre o apartamento que aluguei e os diversos comentários no aplicativo. O único ponto nebuloso é que é necessário dar uma espécie de cheque caução para o Air BNB, o que não estava explicitado no site. Mas não tive problemas para receber o dinheiro de volta”, acrescenta.

Compras em Geral

Analisar os preços de produtos – desde roupas até eletrônicos – em várias lojas de uma vez e escolher o mais barato e que melhor lhe atende. É o que propõe o Buscapé, já largamente utilizado no País para comparar preços e comprar online. Seu principal concorrente, o Zoom também oferece serviços semelhantes.

VANTAGENS E PRECAUÇÕES AO USAR ESSE TIPO DE APLICATIVO

O especialista em segurança de redes e computadores, Wanderley de Abreu Jr., explica as vantagens de usar esses aplicativos e que tipo de precauções devem ser tomadas para evitar surpresas desagradáveis:

Por que usar

“Esses aplicativos empoderam o cliente, pois além de trazer algumas conveniências e economias, permitem que todos os seus usuários expressem o grau de satisfação com o serviço prestado. Dessa forma, quem é mau prestador e que não se preocupa com o cliente, acaba sendo penalizado e ofuscado pela concorrência. É a seleção natural dos prestadores de serviço, a mão invisível da economia de mercado.”

Cuidados que devem ser tomados

“Para os aplicativos que exigem informações bancárias ou de cartão de crédito para pagamentos, tome cuidado e busque saber se eles são confiáveis. Geralmente nas próprias lojas de aplicativos e alguns sites na Web, é possível ver resenhas deixadas por outros usuários. Utilize essa informação antes de usar e veja se alguém já teve algum problema.”

Natália Chagas

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

Veja também

mbf-vale-a-pena-manter-seguro
Até que ponto vale a pena manter o seguro?
Entenda o que considerar para renovar ou contratar uma apólice de seguro e como proceder para economizar sem   [...]
previdencia-privada-mbf
Previdência privada: como escolher o melhor plano
Veja as quatro perguntas fundamentais que você deve fazer antes de contratar uma previdência privada e saiba  [...]
credito-estudantil-meu-bolso-feliz
Saiba tudo sobre financiamento estudantil
Descubra as melhores opções e os cuidados que você deve tomar antes de buscar alternativas para pagar seus   [...]