82948294

29 setembro 2016
mbf_banner_noticias_06-1Suas compras são feitas de maneira consciente? Compra mais do que deve quando está triste ou muito feliz? Faça o teste e descubra

Será que você tem autocontrole para fazer as melhores escolhas na hora das compras? Ceder aos próprios impulsos de consumo não é incomum. A maioria das pessoas já comprou “uma coisinha” sem realmente precisar dela. A verdade é que qualquer pessoa, ocasionalmente, está sujeita a gastos não planejados, compras desnecessárias ou aquisições realizadas em momentos de empolgação. Mas é preciso ficar atento para isso não virar um hábito. Segundo levantamento realizado pelo SPC Brasil, um terço dos inadimplentes entrevistados demonstra comportamentos que podem estar relacionados à impulsividade e ao descontrole financeiro e quatro em cada dez pessoas ouvidas, por exemplo, admitem que quase sempre cedem aos seus desejos e impulsos quando querem muito comprar alguma coisa.

E isso tem muito a ver com as emoções: tristeza, uma tentativa de elevar a auto estima, a vontade de se enquadrar no padrão de vida das pessoas do trabalho, a necessidade de ver os filhos felizes.  Até mesmo empolgação e grandes momentos felizes nos fazem consumir mais que o necessário, não importa. Muitas vezes as pessoas se deixam levar por impulsos, vontade e emoções e acabam comprando de maneira irresponsável. “A falta de autocontrole sobre os desejos de consumo, aliada ao desconhecimento dos limites do próprio orçamento, faz com que a pessoa exagere nas compras e acabe perdendo a noção dos gastos”, explica José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.

Por isso, elaboramos um teste para você perceber se está comprando impulsionado por situações emocionais como momentos de tristeza, alegria, se quer agradar alguém ou impressionar as pessoas ou se é uma pessoa controlada emocionalmente e não se deixa afetar por nada disso. Vamos a ele?

 

Veja também

mbf_banner_noticias_10-mpopv
13 dicas para evitar o superindividamento no natal
  O impacto das compras de fim de ano no orçamento dos consumidores brasileiros não deve ser subestimad  [...]
mbf_banner_noticias_03-k0xgc
7 maneiras inteligentes de aproveitar o 13º salário
Veja como usar a seu favor a grana extra que entra neste fim de ano “Dinheiro na mão é vendaval”, já ca  [...]
bonita-sem-gastar
Fique mais bonita gastando pouco!
Nesta época de crise, você cortou academia, cabeleireiro e roupas novas? Então fique de olho em dicas de mo  [...]