42704270

31 julho 2014
mbf_banner_noticias_10-oi5et
Descubra qual a melhor maneira de usufruir dessa facilidade oferecida pelos bancos

Se organizar financeiramente é tarefa essencial para quem quer ter uma vida tranquila e pagar as contas em dia é um dos primeiros passos para evitar problemas, nome sujo, multas e juros abusivos. Neste contexto, colocar algumas contas no débito automático pode ser uma boa alternativa. “Essa opção é uma forma de mais prática para realizar os pagamentos de suas contas, sem correr o risco de esquecê-los e ainda com a vantagem de não se preocupar com a data de vencimento, mas não se esqueça de deixar saldo na conta…”, explica José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz. Para saber mais sobre o serviço, leia tudo que precisa saber – e como utilizar de maneira segura – o débito automático:

 

O que é

O serviço permite o agendamento do pagamento de quase todas as despesas da casa – água, luz, telefone, parcelas do IPVA e IPTU e de financiamentos ou compras realizadas – como crédito pessoal, cartão de crédito, escola, automóvel ou uma viagem parcelada, por exemplo.

 

Como funciona

Você escolhe quais contas vai colocar no débito automático e, no dia do vencimento, o valor a pagar é descontado da conta corrente. Exemplo: sua conta de telefone vence todo dia 10. Nesta data, o valor será retirado da sua conta. Quando o dia de pagar a fatura cair em um feriado ou final de semana, o valor será descontado no primeiro dia útil após a data. Nesse caso, você não precisará se preocupar com multas ou juros.

 

Lembre-se: Escolhendo o débito automático como opção, sempre confira o valor da conta para evitar erros na cobrança.
Se houver uma cobrança errada antes do débito, entre em contato com o banco e solicite o bloqueio do débito. Depois, ligue para empresa para solicitar a 2ª via da conta.

 

Se o cliente não percebeu o erro e o pagamento foi efetuado, segundo o Procon, é possível exigir o dinheiro de volta, e em dobro. Além disso, o consumidor pode exigir que o valor seja devolvido o mais rápido possível, da forma que ele achar melhor.

 

Como programar o serviço

Na maioria dos bancos você pode fazer o cadastro pela internet ou pela central de atendimento. “O serviço é gratuito pois para o banco, receber dessa forma, é uma vantagem”, explica Vignoli. Por isso, o cadastramento costuma ser fácil e bem rápido.

 

Vantagens do débito automático

Não correr o risco de esquecer o pagamento de uma conta e não precisar se preocupar com as datas de vencimento, evitando juros e multas. “Por isso, essa opção é ideal para pessoas desorganizadas que tem o costume de atrasar o pagamento de suas contas, não por falta de dinheiro, mas por falta de disciplina”, completa Vignoli.

 

Desvantagens do débito automático

Quando o dia do pagamento chega e você não tem dinheiro na conta, duas situações são possíveis: o banco usa o limite de crédito pré-aprovado (ou cheque especial) e você corre o risco de pagar uma taxa por isso, ou o pagamento não será feito – e você vai pagar uma multa. Por isso, se você não tiver um bom controle sobre seus gastos e receitas,  o débito automático pode ser uma opção arriscada.

 

Natália Chagas

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

Veja também

mbf_banner_noticias_05
Dá para dispensar o seguro do carro? Avalie prós e contras
O seguro é mais um custo a ser considerado no orçamento familiar. Porém, na maioria dos casos, ele ainda é  [...]
mbf_banners_portal_223x86_04
Saia do sufoco e deixe suas finanças equilibradas
Confira dicas práticas que podem te ajudar a manter as contas em dia e ainda poupar um dinheiro no fim do mê  [...]
mbf_banner_noticias_17
Série Construindo Sonhos – Viagens
Acredite, você pode viajar sem se endividar. É só escolher o destino! Os melhores conselhos financeiros par  [...]