74247424

05 maio 2016
bonita-sem-gastar
Nesta época de crise, você cortou despesas com academia, cabeleireiro e roupas novas? Então fique de olho em algumas dicas de moda e beleza que garantirão que você continue linda – sem prejudicar suas finanças

Se você acha que precisa ter dinheiro para ficar bonita saiba que está enganada. O essencial na hora de economizar com roupas, produtos de beleza, academia e, mesmo assim, continuar linda e saudável é pesquisar, fazer escolhas inteligentes e saber como procurar boas opções. “Em tempos de crise o melhor é se reorganizar para poder fazer melhor proveito do que já tem em casa, investir não em novas aquisições, mas em conhecimento para tomar decisões mais acertadas”, garante Roberta Carlucci, consultora de imagem.

E aí, pronta para ficar ainda mais linda sem gastar? Então vamos às dicas!

Cuidados com a pele e saúde

pele-mbf

“A palavra de ordem ao cuidar da pele é prevenção. Quando se atua prevenindo problemas e desgastes, fica mais fácil ter uma pele saudável”, explica Erika Rachid, coordenadora do curso de Estética e Cosmetologia da Newton Paiva.

  •   Durma bem. Uma boa noite de sono, ou seja, de 6 a 8 horas, rejuvenesce, melhora o humor e some com as olheiras. Quem diria que algo tão bom – e sem custo – podia ser milagroso, certo?
  • Nunca vá para a cama com maquiagem. Esse simples ato de limpar a pele antes de dormir já faz sua aparência ficar mais saudável.
  • Ao tomar banho ou lavar o rosto, nada de água muito quente. Prefira sempre a água morna ou fria. “A água quente, especialmente durante contato prolongado com o corpo, remove o chamado manto lipídico, responsável por manter a umidade natural da pele e suavizar sua superfície”, explica Erika Rachid.
  • De uma a duas vezes por semana, procure esfoliar a pele, especialmente do rosto. Isso ajuda a evitar cravos e espinhas, além de remover células mortas. Há cremes específicos para a prática. Mas, para economizar, pode usar óleo de amêndoas e açúcar. “Misture cinco colheres de sopa de açúcar ou fubá com cinco colheres de sopa de óleo de amêndoas e aplique no corpo e no rosto, com movimentos circulares e suaves”, ensina a especialista.
  • Use e abuse da proteção solar. “Grande parte das manchas poderia ser evitada com o uso de um bom protetor, preferencialmente com fator de proteção acima de 30”, alerta Danyelle Van Straten, Sócia-Diretora da Depyl Action. O produto deve ser aplicado não só quando for a praias e piscinas como também no dia a dia, mesmo nos dias chuvosos, para evitar que o sol desgaste as células da pele, o que pode gerar novas manchas no futuro. Protegendo a sua pele, você economiza com tratamentos estéticos e outros cremes caros.
  • Para garantir uma pele saudável, há diversas receitas caseiras de máscaras de hidratação, usando ingredientes que vão de mel a abacate. Neste site, você encontra diversas receitas!
  • A ingestão de ao menos 2 litros de água por dia garante uma pele mais viçosa e saudável, resultando em uma redução nos problemas de irritabilidade, ressecamento e até a acne.
  • Ter uma alimentação saudável é um hábito benéfico para todo o organismo e isso se reflete na beleza da pele. Conforme a pele é bem nutrida, ela ganha força para combater o processo de envelhecimento, que envolve a flacidez e o surgimento mais intenso das manchas. Uma boa variedade de cores no prato, evitar alimentos gordurosos e incluir as fibras no cardápio podem fazer maravilhas para o bem-estar da cútis.

Cabelos

A maneira mais econômica de garantir cabelos bonitos sem gastar horrores no salão é mantê-los saudáveis. Para isso, alguns hábitos são fundamentais. Veja quais:

  • Uma vez por semana, lave os cabelos com shampoo neutro, deixando o produto nos fios por dois minutos. Depois, passe o condicionador normalmente. Dessa forma seus cabelos se mantêm mais saudáveis e bonitos.
  • Evite ficar com os cabelos presos por muito tempo, já que o elástico quebra os fios e o fato de eles ficarem abafados pode comprometer a respiração da pele do couro cabeludo, resultando em fios mais fracos. Experimente outras formas de prender as madeixas, caso precise, como fazendo um coque, usando presilhas que não apertam os fios, etc.
  • Quer fios lisos sem precisar gastar no salão? A blogueira Erika Duarte, do blog Cake Gloss, ensina como fazer a touca perfeita, usando apenas grampos e um lenço.
  • Procure hidratar os fios uma vez por semana em casa mesmo. Há diversas máscaras caseiras, feitas com frutas, mel e azeite, que auxiliam nessa hidratação. Para ver 15 receitas de máscaras caseiras, clique aqui.
  • Para economizar no salão, seja para cortar, escovar ou tingir, procure chegar já com os fios limpos, poupando o valor da lavagem. Outra dica é pedir para o cabeleireiro ensiná-la a arrumar os fios em casa, para que não dependa tanto do salão. Observe exatamente como o profissional faz a secagem, especialmente depois de um corte, para poder fazer igual depois.
  • Outra dica para evitar gastar mais do que o necessário no salão é, sempre que tiver um festa ou precisar de um penteado um pouco mais elaborado, recorrer ao YouTube. Digitando na busca as palavras “festa”, “penteado” e “tutorial” tem-se acesso a milhares de vídeos com blogueiras de todo o país ensinando, passo a passo, como fazer penteados incríveis!
  • Já sabe que gosta de cortar os cabelos a cada três meses? E de fazer um tratamento para os fios junto com o corte? Então levante um valor médio que costuma gastar nesse dia e poupe para ele. Organizando-se, o gasto não prejudicará suas finanças. Além disso, se você acha o salão que frequenta muito caro, cheque com as suas amigas se há algum outro salão mais em conta e que também ofereça um bom trabalho.
  • Expanda sua fonte de produtos para o cabelo para além do salão, farmácias e lojas nos shoppings. Na internet há diversas opções de lojas com produtos mais baratos. Fique de olho especialmente nas promoções, que costumam variar semanalmente. Mas, claro, só gaste quando encontrar o que você precisa e usa em um preço vantajoso! Veja algumas opções de lojas baratas na internet:

StrawberryNet
Beleza na Web
Época Cosméticos

Exercícios

exercicios-mbf

Falando em atividade física, você pode estar se perguntando como se manter saudável se a academia é tão cara. Pois saiba que é fácil! Para começar, é importante saber que 30 minutos de exercícios diários, feitos de 4 a 5 vezes por semana já são suficientes para mudar sua vida. Abaixo, algumas ótimas ideias

  • Dance. Em casa, com ajuda do Youtube. É isso mesmo. Digitando coreografias no canal você vai descobrir uma infinidade de opções. É diversão e queima de calorias garantida! Para começar, que tal se exercitar dançando zumba, aeróbica e Hip Hop?
  • Procure o parque mais próximo. Atualmente, muitos grupos têm se organizado para fazer exercícios no parque. A iniciativa está ajudando muita gente a começar. Algumas opções:

– Em Vitória, ES: O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) oferece aulas gratuitas de alongamento, yoga, hidroginástica e ginástica localizada, além de caminhada e dança.

– Em Belo Horizonte, MG: A Associação Mineira de Yoga oferece aulas de yoga por uma anuidade de R$120.

– No Rio de Janeiro, RJ: A cidade está cheia de turmas que praticam exercícios na praia.

– Em São Paulo, SP: No site da Prefeitura de São Paulo você encontra diversas opções para praticar exercícios ao ar livre.

  • Ache uma colega de caminhada. “Uma amiga e eu nos encontramos três vezes por semana para caminhar juntas no parque. Alternamos quem dá carona para quem, economizando com gasolina, e fazemos um ótimo exercício. O bom de ir com ela é que, quando estou com preguiça, ela me motiva”, diz a empresária Juliana Teixeira.
  • Baixe um aplicativo. Isso mesmo, há diversos apps desenvolvidos especialmente para ajudar as pessoas a fazerem exercício em casa, sem nenhum custo. Veja alguns:

– Nike Training Club
O app reúne mais de 100 treinos, com vídeos e áudios que explicam o passo a passo detalhado. E a ferramenta permite escolher rotinas de nível iniciante, intermediário e expert, entre treinos que variam de 15 a 45 minutos.
Disponível para Android e iPhone

– Daily Workouts FREE
O app aponta, entre 50 exercícios específicos divididos por parte do corpo ou direcionados para o corpo todo, a melhor série para o tempo que você determinar ter disponível. Vídeos mostram os detalhes de cada prática.
Disponível para Android e iPhone

– Workout trainer
Tonificar músculos, emagrecer, acabar com a flacidez… Você escolhe o objetivo e este aplicativo mostra os exercícios apropriados, todos com áudios e vídeos tutoriais detalhados.
Disponível para Android e iPhone

– Exercícios para mulheres em casa
Específicos para mulheres, esse app reúne abdominais, agachamentos e flexões feitos com acessórios encontrados em casa, como garrafinhas, almofada e bola de borracha.
Disponível para Android e iPhone

Guarda-roupa em dia!

Em tempos de crise o melhor é se reorganizar para poder fazer melhor proveito do que você já tem no armário, afinal, já investiu naquelas peças e nada melhor do que fazê-las valer, não?

  • Faça um bom levantamento do que tem no armário e uma triagem daquilo que já não está mais legal, deixando somente as peças que realmente têm o seu estilo, funcionam na sua silhueta e mostram o que você tem de mais bonito. Feito isso, organize as peças para que consiga visualizar tudo o que possui, facilitando na hora de se vestir – e evitando a famosa sensação de “não tenho o que usar” frente um guarda-roupa cheio de coisas.
  • Recorra a profissionais como costureira, sapateiro e tinturarias para revitalizar itens que estiverem precisando e realmente valerem a pena. Mas, claro, somente se a manutenção sair mais em conta do que comprar uma peça nova.
  • Customize suas próprias roupas. Alguns canais no YouTube são ótima fonte de inspiração, dando dicas para deixar peças de roupas e acessórios com cara nova sem gastar muito. Veja alguns:

Tacieli Alcolea
Julia C Forti
Dica Da Ka

  • lookdodiaPara ter novas ideias de looks, busque inspirações na internet, em blogs e sites especializados em moda, como o Chic e o Juliana Ariza. Duas redes sociais ótimas para encontrar ideias de looks são o Instagram e o Pinterest. Basta digitar uma hashtag (o símbolo de jogo da velha) e o que busca, por exemplo #lookdodia, #vestidopreto, #tenisvermelho, #dicademoda, etc., e terá acesso a centenas de imagens com combinações de moda! Inclusive, você pode pesquisar nessas redes novas combinações para aquela peça que anda meio abandonada no seu armário porque você não sabe como usá-la!
  • Não usa mais? Pois se a peça está em bom estado, que tal trocá-la por algo que gosta ou mesmo vendê-la? Além de poder colocar suas peças para troca ou venda, em sites de consumo colaborativo você pode também achar itens por preços bem mais acessíveis do que os de lojas de shoppings. Veja alguns destes sites:

Enjoei
Peguei Bode
Café Brechó
Toma Lá Dá Cá

  • Por fim, “quando for para investir em algo novo, aposte naquelas peças que mais funcionam no seu armário, seja uma camisa branca, um jeans, uma jaqueta de couro ou um blazer bem cortado”, diz Roberta Carlucci, consultora de imagem. Faça esta avaliação observando seus looks do dia a dia e principalmente aqueles dos dias em que você está com preguiça: quais são as peças que você veste sem medo, se acha linda quando usa e sempre recebe elogios?

Saiba mais

9 dicas para atualizar seu guarda-roupa gastando pouco

5 dicas para gastar menos em restaurantes e bares

O que fazer para evitar compras por impulso

Natália Chagas

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

Veja também

meu-bolso-feliz-dia-das-criancas-barato
Dia das Crianças: dicas para não gastar demais
É possível e fácil presentear e celebrar a criançada neste 12 de outubro, Dia das Crianças, sem prejudica  [...]
mbf_banners_portal_223x86_32
7 razões porque você não consegue poupar dinheiro
  Você tenta economizar e não sobra dinheiro no fim do mês? Veja o que pode estar fazendo de errado! J  [...]
cortes-orcamento-mbf
Atitudes inteligentes para economizar no dia a dia
Você sabia que é possível economizar de maneira mais eficiente e sem fazer mudanças radicais na rotina? De  [...]