49494949

14 outubro 2014

mbf_banner_noticias_04-8jzmk

Caso já tenha chegado aos 60, veja como aumentar sua renda e não cair na inadimplência.

O segundo detalhamento de uma pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz sobre a atividade econômica na terceira idade revela que a maioria dos consumidores com mais de 60 anos está na corda bamba quando o assunto é imprevistos: 57% não possui qualquer tipo reserva financeira ou investimentos.

De acordo com o relatório, apesar de 72% dos consumidores com mais de 60 anos declararem ter atualmente uma situação financeira estável, essa tranquilidade parece não ter sido conquistada com uma preparação financeira ao longo dos anos para aproveitar a terceira idade.

Para o especialista, esse tipo de reserva é essencial – principalmente na terceira idade. “É o momento em que a pessoa precisa ter uma boa poupança para lidar com imprevistos de saúde, arcar com despesas de remédios, completar os itens básicos do mês que não puderam ser comprados com a aposentadoria e, claro, aproveitar os prazeres dessa fase da vida”, orienta Vignoli, educador financeiro.

 

PARA VOCÊ QUE TEM ACIMA DE 25 ANOS, CONFIRA DICAS PARA TER UMA APOSENTADORIA TRANQUILA

mbf_banner_noticias_01_v04

 

1- PLANEJE-SE DESDE CEDO:

É importante começar a pensar na aposentadoria bem antes de ela chegar. E quanto antes as economias destinadas à velhice começarem, maior o montante acumulado e maior o acúmulo de ganho com juros. Além disso, quando o planejamento para a aposentadoria começa cedo o montante a ser economizado todo mês pode ser um pouco menor, já que ele será depositado por mais tempo. Lembre-se, o tempo passa…

2- SEJA DISCIPLINADO:

É importante fazer uma programação mensal e se ater a ela. Isso quer dizer que você deve estabelecer um compromisso de economia com você mesmo e cumprir este compromisso estritamente. É essa disciplina que, no longo prazo, fará com que você esteja de fato preparado financeiramente para a aposentadoria.

3- DIRECIONE AS SUAS ECONOMIAS PARA A APOSENTADORIA:

O dinheiro guardado para a aposentadoria deve ser direcionado diretamente a ela. Isso quer dizer que se você tiver algum outro sonho para o qual precise economizar, deve fazer um investimento separado. Isso fará com que você não caia na tentação de, por exemplo, resgatar a previdência privada para fazer uma viagem de fim de ano ou comprar um carro.

4- CUIDE DA SUA SAÚDE DURANTE TODA A VIDA:

A medicina preventiva é importante não somente para garantir uma boa qualidade de vida, mas para que você possa economizar dinheiro quando a velhice chegar. Cuidando da sua saúde você certamente gastará menos dinheiro com médicos e remédios no futuro. Acostume-se a fazer visitas periodicas ao médico e ao dentista.

Se não tem plano da empresa, faca o possível para ter o seu. Barato ou não é sempre uma possibilidade para não depender totalmente do SUS. Hoje existem diversos tipos de planos a disposicão no mercado, e  contratar um plano antes dos 50 é mais fácil e viável.

5- VIVA DENTRO DO SEU ORÇAMENTO:

A capacidade de poupar vem da capacidade de controlar seus gastos. Evite o consumo excessivo de produtos para ter experiências e prazer imediatos. É importante viver dentro de seu orçamento ao longo de toda a vida para que você não faça dívidas desnecessárias que comprometam o seu planejamento financeiro para a aposentadoria. Não deixe de sonhar e conquistar, mas lembre-se que poderá não ser fácil manter o mesmo estilo de vida quando a aposentadoria chegar. Em suma, uma vida financeira saudável no presente e ao longo de toda a vida ajuda muito a ter uma vida financeira saudável na velhice.

6- AVALIE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE

Para quem tem diversos benefícios dados pela empresa onde trabalha, é essencial entender que numa certa idade vale contratar outro plano de saúde, afinal quando sair da empresa o plano irá terminar e a contratacão de outro numa idade mais avancada pode ser difícil e sem dúvida muito mais caro. Se voce está nesta situacão e na faixa dos 50 é hora de tomar uma providência.

Faça o teste e veja agora se você está preparado para uma aposentadoria sem apertos financeiros.

 

PARA QUEM NÃO ECONOMIZOU E CHEGOU À TERCEIRA IDADE:

1- Se há a necessidade de complementar a renda, será necessário encontrar uma alternativa, mesmo que ela não se inclua no mercado formal. Ela pode incluir atividades como cozinhar para fora e iniciar vendas de produtos como cosméticos. E necessário entender qual habilidade que você tem pode ser usada para a complementação financeira.

Procure as pessoas de seu relacionamento e esteja aberto a novas ideias. É possivel recomecar e encontrar um novo caminho para complementar a renda e ainda se sentir útil.

2- É importante aproveitar os serviços sociais e de lazer destinados a sua faixa etária. Em muitos casos os descontos encontrados em alguns serviços como o Sesc fazem com que as atividades caibam no orçamento. Da mesma forma os programas sociais destinados a sua faixa etária podem te ajudar a fazer com que o orçamento fique mais elástico.

3- Não caia na armadilha do crédito fácil. O credito consignado disponível aos aposentados pode parecer o salvador da pátria. Mas tome cuidado: se o seu orçamento já está apertado, as parcelas de um novo financiamento podem piorar esta situação e até resultar em inadimplência e nome sujo. Da mesma forma, nunca empreste seu nome, mesmo que seja para ajudar alguém muito querido. Lembre-se que quando ha empréstimo de nome, o endividamento é de sua responsabilidade. Neste momento de vida onde ja passamos por muitas situacões não é hora de entrar num problema. Mais do que nunca é momento de ter estabilidade, tranquilidade e saber ou aprender a curtir a vida.

 

SAIBA MAIS: 

66% dos brasileiros não se preparam para a aposentadoria 

Como garantir uma aposentadoria tranquila 

Gerando renda para quando aposentar

 

Veja também

mbf_banner_noticias_03-k0xgc
7 maneiras inteligentes de aproveitar o 13º salário
Veja como usar a seu favor a grana extra que entra neste fim de ano “Dinheiro na mão é vendaval”, já ca  [...]
liquidacao-mbf
Cuidado com as liquidações de começo de ano!
Quando o ano termina, os descontos espalhados por todas as lojas parecem irresistíveis. Mas será que vale a   [...]
mbf_banner_noticias_02
ABC do cheque: os tipos e como preenchê-los
  Segundo o Conselho Monetário Nacional (CMN), os cheques correspondem atualmente a 15% do volume de pag  [...]