32023202

14 março 2014

Pode não parecer, mas o desperdício “invisível” de água – aquele que ocorre em casa sem que você perceba – é um vilão do orçamento doméstico e prejudica bastante seu bolso. Preste atenção: se uma torneira fica pingando na cozinha, você joga fora 40 litros por dia! Se a válvula da descarga estiver desregulada, o desperdício pode chegar a 30 litros. E se a calçada for lavada com mangueira aberta por 15 minutos, 279 litros de água vão para o esgoto.

Há ainda outros exemplos de desperdício, como a torneira da pia da cozinha que fica sempre pingando, a mangueira mal encaixada na torneira (a água fica saindo pela torneira enquanto você molha as plantas ou lava o quintal), canos com vazamento, descarga do vaso sanitário desregulada ou chuveiro ligado por muito tempo.

Em sua casa é assim? Pense que esse desperdício é prejudicial não apenas para o meio ambiente (pois muitos lugares já sofrem com a falta de água), mas também para o seu bolso – é o seu dinheiro que está escorrendo pelo ralo junto com a água.

Com atitudes simples no dia a dia você pode evitar o desperdício e garantir mais economia em sua conta. Veja algumas dicas:

desperdicio

Se for possível, utilize torneiras com sensores de funcionamento automático (aquelas que só abrem quando as mãos se aproximam). É possível economizar até 40% de água.

Saiba mais sobre economia de água: http://meubolsofeliz.com.br/consumo-consciente/controle-de-gastos/

 

Veja também

previdencia-privada-mbf
Previdência privada: como escolher o melhor plano
Veja as quatro perguntas fundamentais que você deve fazer antes de contratar uma previdência privada e saiba  [...]
mbf_banners_portal_223x86_22
Aprenda a lidar com cartão de crédito do jeito certo
80% dos brasileiros preferem o dinheiro de plástico na hora de parcelar, mas só um terço conhece os juros c  [...]
mbf_banner_noticias_06_
Presentes criativos e econômicos para surpreender no Dia dos Pais
Crie uma lembrança inesquecível, carregada de significado. Inspire-se!  [...]