42144214

22 julho 2014

mbf_banner_noticias_03-ebj2e

Quer fazer o aniversário do seu pequeno, mas o orçamento está apertado? Separamos algumas dicas criativas e baratas para você

Seu filho está prestes a completar mais um ano e você quer preparar uma festa inesquecível para ele. O problema é que esse tipo de evento sai caro, certo? Errado. “Com uma boa pesquisa é possível fazer uma ótima festa, sem gastar muito”, explica Rosana Santos, consultora de festas infantis e sócia-proprietária das lojas ‘Brigadelover’ e ‘O Gato Comeu’.

Mas antes de começar a se planejar, avalie sua situação financeira. José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz, pondera: “você está com seu orçamento em ordem, com suas contas quitadas, ou está com alguma conta atrasada?”. Se tiver dívidas, talvez valha a pena fazer algo mais simples e deixar a festa para o próximo ano. Mas se está tudo em ordem, é hora de começar a se organizar. “Comece traçando um cronograma com a data, horário, quantidade de convidados e divisão de tarefas porque isso ajuda muito na redução de custos”, aconselha Rosana.

O Meu Bolso Feliz organizou um check-list para você garantir uma festa boa e barata para seu filho.

Planeje-se

  • O horário e dia da festa influenciam muito no número de convidados e na quantidade do cardápio. Por exemplo: sábado é diferente de domingo. Aos domingos as pessoas geralmente almoçam bem e não consomem tanto na festa. Escolher um dia da semana também é uma boa opção, pois facilita a vida dos convidados. A probabilidade dos pais levarem seu filho ao aniversário de um colega é maior do que aos fins de semana, que costumam ter uma programação mais ativa.
  • Selecione bem os convidados e dê preferência aos que fazem parte do seu círculo de amigos mais íntimos.
  • Lembre-se que nem todos  comparecem. Planeje a festa com 10% a menos do total de convidados.
  • Liste momentos importantes da festa como o recebimento de presentes e o momento dos Parabéns e designe alguém para te ajudar a organizar esses horários.
  • “Não parcele a festa em muitas vezes e não entre no cheque especial ou pegue dinheiro emprestado para alcançar seu objetivo. Isso são sintomas de que você não está em condições de preparar uma festa”, diz Vignoli.

O que servir

  • Sempre priorize a bebida, que não pode faltar e costumam ter bastante saída. Refrigerante e água são opções simples, mais baratas e combinam com uma festa infantil.
  • Comece servindo lanches, que saem mais em conta do que salgadinhos, são fáceis de fazer e agradam a maioria. Boas opções: carne louca, cachorro quente, batata frita, pipoca.
  • Compre os doces em menor quantidade. Eles têm menos saída, pois são ingeridos mais para o final da festa, quando as pessoas já se alimentaram. Dica: opte por doces prontos e compre em grandes quantidades, em lojas que vendem por atacado, para baratear o custo.

Decoração e lembrancinhas:

 

mbf_banner_noticias_05-10shl2

 

  • Invista em decorações personalizadas, que reduzem o custo e estão na moda. “Mesas temáticas, com balas chocolates e pirulitos, são uma boa opção e ainda podem se transformar em lembrancinha no fim da festa”, diz Rosana.
  • Abuse de balões, cartolinas coloridas e objetos pessoais do aniversariante. Além de serem criativos, saem mais em conta e personalizam sua festa.

Festa para todas as idades!

“Lembre-se que o foco da comemoração muda de acordo com os interesses das crianças”, comenta Rosana. Por isso, fique atenta às idades:

  • Festa para crianças de 1 ou 2 anos – vale pensar mais nos adultos que acompanharão as crianças. Neste caso, o cardápio é fundamental.
  • Festa para crianças 4,5 ou 6 anos – pense nelas. O foco, neste caso, é investir  na recreação.
  • Festa para crianças 7,8 ou 9 anos – os pequenos já não são tão pequenos assim. Invista em uma pista de dança e monte uma playlist com boas músicas.

Agora é hora de ponderar entre o que deixará as crianças realmente felizes e o que pode ficar de fora da comemoração. Uma festa para 50 pessoas em um buffet infantil custa, em média, R$3.500. Enquanto uma festa em casa – com recreação, decoração, comidinhas, doces e bolo – custa, em média, R$700.

Com esse valor em mente, coloque no Simulador dos Sonhos quanto pode guardar por mês e descubra quanto tempo precisa para fazer uma festa incrível para seus filhos.

 

Saiba mais:

Faça sua festa de casamento mesmo na crise

13 dicas para fazer uma festa junina barata

Fique mais bonita gastando pouco

 

 

Natália Chagas

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

Veja também

02
Brasileiro procura terceiros para negociar dívida
SPC aponta que dois em cada dez consumidores já recorreram à ajuda de terceiros para negociar divida. Gastos  [...]
008
Carro novo x carro usado
De tempos em tempos, de acordo com o mercado de automóveis, a variação de  impostos e outros fatores, muda  [...]
mbf_banner_noticias_01-7zoe5
7 dicas para não ficar no vermelho nas liquidações
Temporada de descontos necessita de atenção especial. Saiba como aproveitar as ofertas de maneira consciente  [...]