68246824

17 dezembro 2015
ferias-janeiro-mbf
O mês de sombra, água fresca, muito descanso e diversão está se aproximando e você não pode – e não deve – gastar muito. Então, o que fazer?

O fim do ano chegou, o Natal é daqui poucos dias e aquela vontade de descansar e curtir janeiro da melhor maneira possível só cresce. Por outro lado, 2016 promete ser difícil e todos nós sabemos que é necessário economizar e apertar os cintos para passar o ano. “É importante enfrentar a realidade do país e encontrar maneiras criativas e diferentes de se divertir e relaxar sem gastar muito para começar 2016 sem dívidas”, alerta José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.
 
Então, é hora de planejar as férias junto aos amigos ou com o parceiro e filhos, apostar na criatividade e confiar nas belezas naturais e opções culturais da sua cidade. “Com certeza você não precisa ir muito longe para se divertir. Aproveite as férias para conhecer lugares diferentes e curta momentos inesquecíveis com as pessoas que você mais gosta”, aconselha Milene Moura Co-Fundadora do Blog No Pasa Nada. E para te ajudar na programação das férias de janeiro, listamos algumas sugestões incríveis para você escolher:
 

Antes de tudo: faça um planejamento financeiro

Primeiro defina o que dá e não dá para fazer, dentro dos limites do seu bolso. Mesmo sem programar viagens longas, um bate-volta para praia, ir a um show ou visitar um amigo ou primo que mora em outra cidade são opções interessantes, mas que pedem uma reserva financeira. Por isso, nesse momento, você vai definir se pode se aventurar ou se deve segurar seu dinheiro e curtir sua cidade. “Na hora do planejamento, lembre-se que a prioridade deve ser sempre quitar dívidas e planejar muito bem o próximo ano”, finaliza Vignoli.
 

Aprenda algo diferente

Calma, não estamos te aconselhando a continuar trabalhando e ralando muito durante seu mês de férias, mas investir em você e em alguma ocupação diferente pode te fazer muito bem. Então, que tal começar aquele curso gratuito que você sempre quis fazer? O Catraca Livre tem um canal repleto de opções de cursos e oficinas de graça para quem é de São Paulo.
 
Quer mais opções? Fique de olho no Portal do Sesc (é só escolher o Estado e a unidade mais perto de você) ou no site da prefeitura da sua cidade, que também costuma disponibilizar oportunidades para você não perder as melhores opções.
 
E para quem prefere ficar em casa, a internet está cheia de tutoriais interessantes. Um curso de dança ou de automaquiagem pode fazer o tempo passar de maneira leve e divertida.
 

Visite museus da sua cidade

Um pouco de cultura sempre faz bem, certo? Então pesquise quais museus sua cidade abriga e escolha o que mais te interessa. Se for com a criançada, pergunte a opinião deles também. O site www.museus.gov.br pode te ajudar nessa tarefa.
 

Fique atento às promoções

Mesmo sem muito planejamento, às vezes surgem algumas promoções relâmpago de passagens aéreas e pacotes promocionais de hotéis. “Vale a pena seguir alguns deles e aproveitar oportunidades que surgem o ano todo, inclusive na alta temporada”, aconselha Patricia Papp, autora dos guias “Como Viajar com Seus Filhos Sem Enlouquecer”, “Praias do Nordeste com Crianças” e parceira no blog www.viajocomfilhos.com.br. Abaixo, dois sites que, segundo a autora, valem a pena seguir:
 
Melhores Destinos
 
Zarpo
 

Curta sua casa – com seus filhos, sozinho ou com amigos!

É isso mesmo. Depois de um ano de muito trabalho e dificuldades, ficar em casa de pernas pro ar pode ser uma das melhores propostas. Aproveite esses dias para escolher um seriado divertido e fazer maratonas, vendo um episódio depois do outro. Assista os filmes que tem vontade e nunca tem tempo e leia um bom livro. E o melhor: esse tipo de programa fica ainda mais divertido com pipoca, sorvete e companhia (pode ser um amigo, o namorado ou os filhos). Abaixo, três listas que podem te ajudar na escolha:
 
1 – Os 25 filmes mais bem avaliados dos últimos 25 anos
 
2 – Os livros mais vendidos de 2015 
 
3 – As 7 séries de TV mais assistidas pelos brasileiros
 

Falando em companhia, lembre-se das crianças

Se você tem filhos, é muito importante pensar neles na hora de programar as férias e usar a criatividade onde quer que você esteja. Por isso, invista em ideias ao ar livre como passar o dia na praia ou em um parque. E antes de programar um dia repleto de afazeres fora de casa, pense na alimentação das crianças.  “Comida na beira da praia ou em lugares turísticos, por exemplo,  geralmente é mais cara. Então, que tal fazer algumas comprinhas no supermercado para hora da fome? Frutas secas, castanhas e água já ajudam a evitar os gastos extras”, aconselha Patricia. Outra boa opção é promover uma tarde animada com os amigos que também ficaram na cidade. Que tal chamar todos eles para uma sessão de cinema com pipoca? Veja mais ideias de como se divertir com a criançada na matéria “Divirta-se com os filhos sem afetar o bolso”.
 
Além disso, é possível curtir as férias de janeiro com as crianças dentro de casa elaborando brincadeiras diferentes. Para ajudar, alguns blogs na internet oferecem opções muito interessantes. Alguns deles:
 
Mil Dicas de Mãe
 
Tempo Junto
 
Nosso Clubinho 
 

Descubra quem ficou na cidade

Combine alguns programas divertidos com os amigos. Pode ser a noite da pizza, uma maratona de séries ou um passeio de bike até o parque mais próximo. “Eu sempre aproveite minhas semanas de férias para relaxar e deixo as viagens para os feriados. Durante meus dias de descanso, chamo amigos para jantar em casa, visito pessoas queridas que faz tempo que não vejo e reservo um fim de semana para dar um pulo na praia. Combino com três amigos, dividimos as despesas com gasolina e pedágio e curtimos um dia de sol e mar”, conta Natália Branchato, 28 anos.
 

Se aventure

Se você é do tipo que gosta de aventura e diversão, que tal acampar? Para organizar o passeio, fique esperto com alguns detalhes: o clima, a barraca que vai levar e para onde vai. “Antes de organizar um camping entre amigos eu sempre planejo a viagem e a primeira coisa que faço é procurar um camping com boa infraestrutura em um lugar que eu e meus amigos queremos conhecer. Depois, checo o Climatempo porque acampar com chuva é uma roubada e convoco os amigos que curtem a ideia. Da última vez fui para Ilhabela e me divertir demais”, conta Eduardo Chagas, 26 anos.
 

Saiba mais

Garanta uma ceia de Natal barata e deliciosa

Celebre o Réveillon de um jeito econômico e barato

13 dicas para evitar o superendividamento no Natal

 

Natália Chagas

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

Veja também

mbf_banner_noticias_23
Morar e estudar fora? Sim, você pode
Fazer um intercâmbio pode ser uma boa alternativa para aprender outra língua, mudar de ares e dar uma guinad  [...]
spc-mbf-melhor-hora-comprar-imoveis
Saiba se esta é a hora de comprar um imóvel
Com o aumento no preço dos imóveis menor do que a inflação, talvez a hora de investir na casa própria est  [...]
mbf
5 dicas para aproveitar o 7 de setembro gastando pouco
O próximo feriado está chegando e você quer se divertir, mas sem prejudicar suas finanças? Fique atento à  [...]