87198719

21 dezembro 2016

capacitar-profissionalmente-online-cursos

Está na hora de começar a trabalhar ou voltar ao mercado e você precisa aumentar as chances de conseguir um emprego? Saiba como

Muita gente já passou ou ainda vai passar por isso: aquele momento da vida em que você precisa enfrentar o mercado de trabalho e sente que precisa se destacar de alguma forma. Para algumas pessoas mais jovens o desafio é decidir o que fazer e como fazer, para os mais velhos, muitas vezes, o objetivo maior é mudar o rumo que já leva e se reinventar profissionalmente ou se aprimorar e atualizar conhecimento. O que todos têm em comum? A dúvida de que caminho seguir e como pagar por essa profissionalização.

Além disso, os índices de desemprego subiram ainda mais. No trimestre encerrado em outubro de  2016, a taxa de desocupação era de 11,8% segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa maneira, é importante, também, procurar se qualificar e se destacar no ambiente de trabalho, além de rechear o currículo com cursos interessantes sempre que possível.

E uma das opções na hora de se qualificar é buscar cursos gratuitos. “No caso dos jovens, por exemplo, os cursos de qualificação profissional tem sido uma grande ponte entre quem busca o seu primeiro emprego e o mercado de trabalho, que busca profissionais qualificados”, explica Marisa Donatiello, coordenadora dos cursos da Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude. Abaixo, o passo a passo para você escolher um curso que combine com você e que realmente te ajude a se destacar no mercado de trabalho:

1 – O primeiro passo é decidir o que quer fazer. “O ideal é escolher um curso que o atrai, com base nos interesses pessoais. Assim, é provável que futuramente essa pessoa continue buscando novos cursos nas áreas de interesse e desenhe um plano de carreira com mais facilidade”, aconselha Marisa. Afinal, quem busca um curso de informática tem um perfil pessoal totalmente diferente de quem busca um curso de bartender. Isso, com certeza, deve ser levado em conta.

2 – Apesar das aptidões pessoais, tenha foco no mercado e deixe modismos de lado. A partir dos gostos e preferências, pesquise como o mercado de trabalho reage a cada uma das suas escolhas e qual delas será mais promissora. Para isso, é importante listar as áreas de interesse e ir atrás de cada uma delas, conversando com profissionais que trabalham na área e analisando como as empresas estão reagindo, por exemplo, à crise.

3 – Quando começar a pesquisar cursos, faça uma lista dos preferidos e pesquise sobre eles. Veja se são instituições sérias que ministram essas aulas, se eles oferecem certificado e, se possível, converse com pessoas que já fizeram ou ainda fazem o mesmo curso.

4 – Fique de olho nas datas para inscrição e não perca a próxima oportunidade de começar a aprender!

Cursos online ou presenciais gratuitos que você pode – e deve – investir seu tempo!

Com essas dicas em mente, comece a pesquisar qual curso valerá a pena para você. Abaixo, algumas instituições que oferecem esse tipo de serviço e, claro, alguns destaques de cada uma delas:

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O Senai oferece cursos gratuitos online para aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho ou que querem turbinar o currículo com mais conhecimento. Para acompanhar o Processo Seletivo do Senai, é só clicar aqui. Para conhecer alguns deles:

1 – Empreendedorismo

2 – Segurança no Trabalho

3 – Lógica de programação

iClinic, software online que oferece serviços de aumento de produtividade  

4 – Oferece mini cursos com dicas para recepcionistas da área médica. São 10 aulas exclusivas e gratuitas que você recebe no seu email.

ONG Instituto ProA, em São Paulo (presenciais)

5 – O instituto é  focado em capacitação profissional e orientação no início de carreira para jovens de baixa renda estudantes da rede pública. Abre, anualmente, inscrições para seu programa  gratuito com duração de seis meses. Para participar, o interessado deve acessar o site www.proa.org.br e preencher o formulário do Processo Seletivo.

Learncafe.com

O Learncafe é um portal de ensino à distância. Nele você pode fazer cursos gratuitos com certificado e também cursos pagos. Algumas opções:

7 – Cursos online de administração e negócios

8 – Curso online de gestão financeira para microempresa

9 – Curso online de percepção de call center

Primeiros Cursos (online)

No site você encontra diversos cursos gratuitos para começar uma nova profissão ou aprimorar a sua. Entre as opções:

10 – Curso de gastronomia básica

11 – Curso recepcionista de hotel

12 – Pintor

Sebrae

O Sebrae também oferece diversos cursos gratuitos. Para saber mais, vale ficar de olho no EAD (Educação a Distância) do Sebrae. Abaixo, algumas opções:

13 – Curso de decoração de festas para iniciantes

14 – Curso de confeitaria

15 – Assistente de cabeleireiro

Natália Chagas

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

Veja também

mbf_banners_portal_223x86_32
7 razões porque você não consegue poupar dinheiro
  Você tenta economizar e não sobra dinheiro no fim do mês? Veja o que pode estar fazendo de errado! J  [...]
mbf_banners_portal_223x86_09
7 passos para ir às compras com crianças sem stress
Em época de férias, levar os filhos ao shopping não precisa ser uma dor de cabeça Lidar com os desejos imp  [...]
spc-mbf-melhor-hora-comprar-imoveis
Saiba se esta é a hora de comprar um imóvel
Com o aumento no preço dos imóveis menor do que a inflação, talvez a hora de investir na casa própria est  [...]