35973597

22 abril 2014

Crédito

Mesmo sem possuir poupança ou conta corrente, os não-bancarizados movimentam R$ 665 bilhões por ano. Descubra como…

A dificuldade de acesso à rede bancária,  problemas financeiros, inadimplência e a sensação de se sentir explorado. Segundo pesquisa do Datapopular, são esses os motivos para 39,5% da população ainda não possuir conta em banco.

 

Mas, mesmo sem “existir” para os bancos, é possível comprar a prazo ou até mesmo fazer um empréstimo. “As próprias  lojas e estabelecimentos comerciais estão interessados em lhe dar o crédito para compra e, por isso, oferecem outras possibilidades de pagamento como o carnê ou o crediário através de uma financeira”, explica José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.

 

Outra forma muito prática de se obter crédito sem ter conta no banco é o cartão de crédito. “No mercado,  existem diversas opções e nem todas ligadas a um banco como, por exemplo, os cartões oferecidos pelas redes de postos de gasolina, dos supermercados e lojas”, completa Vignoli. Mas, pesquisando e comparando os cartões você verá que a anuidade, ou seja, a tarifa que a administradora de cartões cobra do portador para se associar ao sistema, varia muito. Por isso, fique atento e sempre estude bem as condições oferecidas antes de decidir como fará a compra e em quantas vezes pretende pagar.

 

O Portal Meu Bolso Feliz listou mais cinco dicas para o bom uso do crédito, mesmo sem ter conta em banco:

 

1. Em qualquer situação compare os preços e as condições de pagamento dos estabelecimentos que oferecem esse tipo de facilidade. Com o Simulador da Boa Compra, você consegue avaliar todos os detalhes necessários antes de tomar sua decisão:

 

2. Compre o produto que atenda às suas verdadeiras necessidades para não se endividar.

 

3. Adquira cartões de estabelecimentos onde você compra bastante e usa com frequência, como o posto de gasolina perto da sua casa ou aquela loja de roupas boas e baratas. Assim, você facilita sua vida na hora de comprar nestes locais.

 

4. Programe-se bem antes de fazer uma compra. Muitas vezes, para pagar menos, parcelamos um produto em muitas vezes e, daqui alguns meses, nos vemos com parcelas acumuladas de produtos diferentes. Isso também pode atrapalhar, e muito, seu controle financeiro.

 

5. Verifique os custos de todas as taxas e anuidades de cada cartão

 

Veja também

tudo-sobre-credito-consignado
Tudo que você precisa saber sobre Crédito Consignado
Entenda o que é e como funciona o Crédito Consignado e quando vale a pena contratar o empréstimo Inflação  [...]
mbf_banners_portal_223x86_07
Como se livrar das dívidas para sempre
O passo a passo para quitar suas dívidas, organizar a vida e nunca mais entrar no vermelho Apesar de a missã  [...]
previdencia-privada-mbf
Previdência privada: como escolher o melhor plano
Veja as quatro perguntas fundamentais que você deve fazer antes de contratar uma previdência privada e saiba  [...]