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10 julho 2014

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As vantagens e desvantagens desse modelo de pagamento

Você já viveu essa situação: um vendedor sorridente se aproxima e narra todas as vantagens do cartão de crédito próprio do estabelecimento.  E isso tem se tornado cada vez mais comum, pois o modelo de pagamento que oferecem está presente em lojas de departamento, supermercados, postos de gasolina, farmácias, livrarias e etc. E caso você nunca tenha preenchido um cadastro para adquirir um desses cartões, certamente considerou fazê-lo em algum momento para ter as vantagens oferecidas.

 

Há dois anos, a psicóloga Clara Lopes não resistiu à tentação se deixou seduzir pela oferta… três vezes! Na primeira delas, aceitou o cartão de crédito de uma loja. Depois de alguns meses, como só viu vantagens no modelo de pagamento, aceitou o cartão de uma outra loja e de uma farmácia também. Com o tempo, percebeu que toda vez que ia até o estabelecimento pagar o boleto do mês, fazia mais compras. “Em alguns meses eu tinha contas dos três estabelecimentos para pagar. Mas o problema veio quando esqueci de saldar a última parcela de um deles. Fiquei chocada com o crédito cobrado! Até fui lá reclamar, mas não teve jeito, tive que pagar”, desabafa ela.

 

Por sorte, Clara conseguiu pagar a dívida sem comprometer as finanças e aprendeu: independentemente do modelo de pagamento, ele precisa ser bem utilizado. Se você souber usar o cartão de loja a seu favor, pode ser muito bom. “O problema é que nem sempre as pessoas sabem como lidar com o limite de forma positiva”, avalia José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz Para fazer isso, conheça as vantagens e desvantagens desse modelo de pagamento.

 

Vantagens

• Anuidade gratuita. Mas investigue se a oferta é mesmo verdadeira ou se ela está embutida em outras taxas, como a cobrança para gerar uma fatura.

 

• Alguns desses cartões oferecem parcelamento sem juros. Aqui vale a mesma regra estabelecida para a anuidade gratuita: investigue se os juros não estão embutidos em outras taxas antes de aceitar a proposta.

 

•  Maior tempo de carência para o pagamento da primeira parcela da conta. Alguns lugares oferecem até 60 dias de prazo para você começar a pagar o boleto. Mas tome cuidado e anote as compras parceladas para não se enrolar.

 

• Alguns estabelecimentos oferecem cartões que podem ser utilizados em outros lugares como um cartão de crédito convencional. Isso significa que você não precisa ter milhares desse plástico na carteira.

 

Desvantagens

• Em geral, os juros por atraso ou pagamento mínimo são maiores quando comparados aos cartões de crédito tradicionais. Em pesquisa realizada em 2012 pela Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, os juros anuais de cartões ligados a redes varejistas ultrapassavam 600%. Os do cartão de crédito tradicional ficam em torno de 200% ao ano.

 

• As cláusulas costumam ser confusas no contrato. Normalmente, os vendedores oferecem o cartão juntamente com a facilidade e urgência em preenchê-lo.

 

Vai adquirir um cartão? cuidado com seu uso:

• Existem descontos especiais para os detentores do cartão, como preços mais em conta em determinadas peças. No entanto, não vale levá-las apenas porque pode pagar menos. Compre apenas se tiver necessidade.

 

• Como esses cartões também funcionam como um método de fidelização das lojas, sempre existe o risco de você fazer uma nova compra quando voltar ao local para quitar uma parcela. Resista e compre apenas o que for necessário.

 

• Dê preferência aos cartões que oferecem boletos que podem ser pagos em bancos ou pela internet. Assim você evita compras impulsivas.

 

• Cuidado ao ler as cláusulas do contrato. Se possível, peça para levar a papelada para casa e leia atentamente. Se não entende algo, volte ao local e tire suas dúvidas antes de tomar qualquer decisão. Outra opção é baixar o contrato no site da loja. Algumas já oferece essa opção.

 

• Se perder o controle das contas, cancele os cartões e evite a inadimplência.

 

Chegou até aqui? Então continue lendo mais sobre  cartão de loja na nossa seção de modalidades de crédito

 

Natália Chagas

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

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