41064106

30 junho 2014
mbf_banner_noticias_18-x30ab
Dicas inteligentes para comprar seu imóvel sem dor de cabeça

Entre todos os sonhos de consumo da maioria das pessoas, um deles permanece como o mais cobiçado desde que o mundo é mundo: ter uma casa própria. E proporcionalmente ao aumento desse desejo pessoal ao longo da vida, também cresce o valor dos imóveis no Brasil. E como cresce! No entanto, isso não deve ser obstáculo para você deixar de lado o plano de aposentar o aluguel de uma vez por todas.

“Eu e meu marido não aguentávamos mais depositar o mesmo valor mensalmente na conta da imobiliária. Era muita grana investida em algo que não era nosso”, revela a professora Danusa Meira. O limite do casal chegou quando o contrato do imóvel venceu e o proprietário propôs um aumento no valor do aluguel. “Consideramos a quantia absurda e saímos para procurar uma nova casa. Então, percebemos que o ajuste proposto pelo locatário era o mesmo praticado por todo o mercado. Então, resolvemos parar de deixar o sonho da casa própria para o futuro e sentamos para conversar definitivamente sobre o assunto”, conta Danusa.

Na conversa que tiveram, decidiram temporariamente morar em um bairro mais afastado e em uma casa menor. Essa foi a maneira que encontraram para guardar dinheiro mais rapidamente para dar uma entrada maior. Eles também venderam um dos carros e ficaram com apenas um automóvel. Dois anos depois, já tinham acumulado dinheiro suficiente para dar entrada em um imóvel e financiar o restante em quase 20 anos. “Hoje, nossa parcela mensal é menor do que o aluguel que queriam nos cobrar e ainda sabemos que investimos todo esse dinheiro em algo que será nosso”, comemora a professora.

Quer festejar sua casa própria como ela? Então, siga à risca algumas dicas de José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz:

COMECE A SE PLANEJAR

– Encontre um imóvel que esteja dentro dos seus sonhos, mas também caiba nas suas condições financeiras e momento de vida. Então, mesmo que esteja empregado e com renda, não compre nada que esteja fora da sua realidade.

COMO PAGAR SEU SONHO

– Como é muito difícil comprar um imóvel à vista, tranquilize-se sobre o crédito imobiliário. Embora deva tomar cuidado, trata-se de um crédito muito positivo.

– Visite vários imóveis e verifique as condições de financiamento disponíveis. Nos dois casos, compare sempre as diferentes opções de oportunidades. “Mesmo que se apaixone pelo primeiro imóvel que visitou, nunca o compre de cara. Estude as condições e converse com o gerente do banco. Enfim, não faça nada por impulso. Principalmente neste caso, que se trata do primeiro passo de um longo percurso”, aconselha Vignoli.

– Sem dúvida, quanto maior a entrada, melhor. Mas você precisa se planejar e ficar de olho em seu fluxo de caixa. Ou seja, mesmo após o pagamento inicial da casa, não pode ficar sem reservas. Logo, é preferível que dê uma entrada menor e guarde um pouco do dinheiro do que ficar completamente descoberto.

– Mesmo que esteja pagando prestações, se organize para fazer uma reserva que lhe permita antecipar pagamentos. Assim, pagará menos juros e se livrará da dívida do financiamento mais rapidamente. Como fazer isso? Digamos que o financiamento da compra do seu apartamento comprometa 10% do seu salário. À medida que sua carreira profissional melhorar, aproveite a situação para poupar mais e amortizar mais prestações.

– Use o Simulador de Sonhos, que define qual o valor do seu sonho, o que e como fazer para realizá-lo!

IMÓVEIS EM CONSTRUÇÃO E/OU PRONTOS

– Normalmente, os imóveis em construção já tem um banco financiando o projeto. Nesse caso, sua missão é checar a idoneidade da construtora e descobrir se há financiamento aprovado.

– No caso de imóveis prontos, você não tem a opção de escolher o financiamento, pois o banco que financiou a obra terá essa responsabilidade. Mas existe a possibilidade de, depois de firmado o contrato, você procurar outro banco e realizar a portabilidade de dívidas.

IMÓVEIS USADOS

– Já para um imóvel usado, você tem a facilidade de procurar vários bancos, ouvir as condições de financiamento de todos eles e escolher o mais favorável para a sua realidade.

DEPOIS DA COMPRA, APERTE OS CINTOS!

– Não é porque comprou um imóvel novo que necessariamente precisa torrar dinheiro com móveis e eletrodoméstico novos. Embora seja muito comum as pessoas se mudarem e trocarem toda a mobília, essa medida pode prejudicar suas finanças. A prioridade deve ser a dívida em longo prazo do apartamento. Então, não assuma dívidas de coisas menos importantes apenas por status.

Saiba mais em: Realizando Sonhos: Compra da Casa Própria

Natália Chagas

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

Veja também

carnaval-barato
Curta o Carnaval sem gastar muito e evite roubos e furtos
  Veja dicas para curtir o Carnaval sem gastar muito e como fugir de ciladas durante a festa O Carnaval   [...]
casa-propria-mbf
6 dicas para conquistar a casa própria!
Os preços dos imóveis estão mais baixos, mas será que com o que ganho é possível realizar o sonho de com  [...]
MBF
Fuja das ciladas do consumo impulsivo
  Descubra quais os principais vilões do consumo impulsivo e saiba lidar com eles Muito diferente do con  [...]