61606160

16 junho 2015
spc-mbf-como-comparar-pacotes-de-tv-internet
Entenda como funciona a venda combinada de TV por assinatura, internet, telefone fixo e telefone celular e saiba economizar de verdade

Você resolveu que quer economizar nas contas de casa sem deixar de lado o acesso à internet, TV a cabo e telefonia. Então, resolve contratar um daqueles pacotes de serviços de operadoras com propagandas bem coloridas, preço chamativo e um nome que fica na cabeça. Realmente, os combos estão aí pra facilitar a vida de quem deseja simplificar as contas em uma única fatura e ainda economizar. Mas, cuidado! Os combos também são pacotes de vendas casadas de diversos tipos de serviços e que, em alguns casos – em especial nas entrelinhas – acabam saindo mais caro, com um monte de coisa que você não precisa a tiracolo.

 

Para que o canto da sereia não te leve para um contrato desvantajoso, fique atento. Os combos não são promoções, o preço mais em conta dos serviços são uma contrapartida da operadora para que você assine um contrato de longo prazo e, ainda, com os serviços vinculados. Isso quer dizer que ao contratar um pacote combo, não é possível cancelar um só, como o telefone por exemplo. O cliente insatisfeito com um único serviço terá que romper o contrato total e não só fazer um simples cancelamento e, para isso, terá que pagar a rescisão e, certamente, encarar alguma dor de cabeça.

 

Para o consultor financeiro e psicólogo, Fábio Henrique, a primeira pergunta que o consumidor deve fazer antes de optar por um pacote de serviços combinados é: “cabe no meu orçamento a oferta?”. Segundo ele, essa é a porta de entrada para um cliente satisfeito. “O combo pode ser mais vantajoso em termos de preço dos serviços, mas em termos de necessidade do consumidor, não”, diz. Isso porque, muitas vezes, o consumidor não precisa ou nem quer contratar todos os itens do combo e acaba contratando para “aproveitar” uma falsa vantagem promocional. Veja ao que prestar atenção ao optar – ou não – por um pacote de TV e internet.

 

5 dicas para escolher o melhor pacote de TV e internet

1 – Não coma com os olhos

Um erro muito comum é as pessoas se basearem no volume de serviços. Um pacote de 500 minutos de telefone, 450 canais, internet com 50 megas, chama muito a atenção, mas quem vai usar tudo isso? É fundamental analisar a sua necessidade pessoal para cada serviço. A operadora gera uma demanda alta que é interessante comercialmente, mas o consumidor deve se perguntar se ele vai utilizar tudo aquilo que irá pagar. Muitas vezes irá economizar pagando serviços separados, adequados ao seu padrão de consumo. Por isso é fundamental avaliar muito bem cada opção de pacote de tv e internet e dos serviços avulsos.

 

2 – Dificilmente vai ter almoço grátis

Fique atento pois muitas propagandas anunciam mensalidades de fidelização, ou seja, preços baixos somente nos primeiros meses. Por isso, peça sempre o contrato e leia com atenção antes de fechar com a operadora. Esclareça todos os detalhes sobre fidelização, cancelamento, transferência, multas, etc. No caso de acordos verbais, por telefone, por exemplo, certifique-se de que possui o número do protocolo referente a ligação e anote toda informação que for passada. Dessa forma, em caso de descumprimento de algum acordo, conseguirá formalizar uma reclamação junto a Anatel.

 

3 – A vantagem não está no preço final

A vantagem de você concentrar todos os serviços em uma única operadora nem sempre é o preço, mas sim ter apenas uma fatura, com uma única data de vencimento e um único serviço de SAC para atendê-lo quando necessário. O preço é relativo. Às vezes o combo associa um preço mais barato na TV, por exemplo, e acaba cobrando mais caro em telefonia. Por isso é importante avaliar os serviços em separado em empresas diferentes. Esse “a mais” do combo compensa a facilidade de ter tudo em um único pacote? O preço total de todos os serviços é realmente mais barato? Essas são as perguntas a serem feitas.

 

4 – Negocie com frieza

As operadoras vendem o máximo que podem em serviços para aumentar o custo dos pacotes e isso nem sempre se ajusta ao perfil de consumo do cliente. Para saber, de fato, até onde a operadora pode chegar, se você já é cliente, por exemplo, basta ligar dizendo que quer encerrar o contrato, exigindo um pacote de serviços mais adequado ao seu perfil e ao seu orçamento. “Pode até ser que, ao final, você não obtenha grandes vantagens, mas certamente é a porta de entrada para uma negociação. São nessas horas que aparecem as verdadeiras ofertas, bem vantajosas”, diz Fábio.

 

5 – Desconfie dos preços muito baixos

Se todas as operadoras estão cobrando em média de 80 a 100 reais por um pacote simples, desconfie se encontrar uma promoção com preço muito diferente. Informe-se das ofertas em detalhes, sempre comparando os serviços incluídos, rede de cobertura, qualidade de sinal e, principalmente, seu perfil de consumo. “Não compre além daquilo que usa, essa é a verdadeira economia”, finaliza o educador financeiro.

 

Como comparar os combos?

A dificuldade em comparar os combos das operadoras é que cada uma, por si só, monta diversas opções e, no final, o consumidor se vê num grande quebra-cabeça de informações. Para não se perder, o mais fácil é fazer o caminho inverso. Monte uma tabela com as suas necessidades – junto com os benefícios que já possui – e pesquise qual pacote se encaixa melhor, ou qual operadora oferece o serviço mais barato, mesmo que em separado. Avalie também os detalhes de cada serviço para poder visualizar o custo benefício e tomar uma decisão consciente.

 

spc-mbf-como-comparar-pacotes-de-tv-internet

 

Liste os serviços avulsos de cada operadora e, ao final, some o valor de cada um (coluna total). Depois, em outra coluna, coloque apenas os combos, com os serviços oferecidos e o preço de cada pacote. Dessa forma, consegue comparar o valor da soma dos serviços avulsos com o valor do combo.

Clique aqui para fazer o download da tabela em Excel

 

Veja também

mbf_banner_noticias_13-do23h
10 passos para realizar seus sonhos
O que fazer, etapa por etapa, para enfim alcançar seus objetivos Sonhos podem, sim, se transformar em realida  [...]
mbf_banner_noticias_05-k0ml7
O Minha Casa Minha Vida dá para você?
Veja as vantagens e desvantagens do programa habitacional do governo e dê o primeiro passo para realizar o so  [...]
spc-mbf-dia-das-maes-presente-mensagem-especial
9 formas de curtir as férias dos filhos gastando pouco
Como garantir o entretenimento de crianças e adolescentes com programas divertidos, diferentes e, melhor, bar  [...]