67716771

03 dezembro 2015
dicas-amigo-secreto-presente-barato
Saiba como organizar um Amigo Secreto e veja dicas para não errar e nem gastar muito na escolha do presente, sem gastar muito!

Embora a origem do Amigo Secreto não seja muito clara, em diversas versões a brincadeira aparece como uma alternativa entre trabalhadores americanos, no início do século XX, de conseguir presentear colegas e celebrar o Natal, mesmo com pouco dinheiro. Hoje em dia, especialmente em um ano marcado pela crise econômica, fazer um Amigo Secreto parece ainda mais uma boa ideia.

Segundo pesquisa do SPC Brasil e Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 65,6 por cento dos consumidores brasileiros costumam participar de um Amigo Secreto no Natal, em especial porque esta é uma maneira de poder presentear gastando menos (30,6 por cento). “Trata-se de um jeito divertido e econômico de celebrar o ano que passou. Seja entre amigos, colegas de trabalho ou mesmo entre familiares, a brincadeira evita a obrigação de ter que comprar um presente para cada pessoa, o que com frequência prejudica bastante as finanças, tanto no fim do ano quanto para o início do próximo”, diz José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz. Além disso, há por trás do Amigo Secreto a ideia de que, mais do que presentes, é a confraternização que importa nesta época de celebrações.

Veja nossas dicas para organizar um Amigo Secreto econômico e também para acertar na escolha do presente, sem gastar muito.

Como organizar?

Valor do presente: A regra número um ao organizar um Amigo Secreto é estipular o valor do presente. Dependendo do grupo – muita gente que não se conhece tão bem, por exemplo – vale ser específico, colocando tanto o máximo quanto o mínimo. “Eu já participei de Amigo Secreto na empresa que tinha máximo a ser gasto, mas não o mínimo. O resultado foi eu ter dado um presente de R$90 e ter ganho um de R$20. Mesmo o objetivo sendo a confraternização, mais do que o presente em si, fica chato”, diz a publicitária Belisa Rodinto. Durante o processo de definição do valor, não tenha vergonha de opinar, caso sinta que o número proposto está muito acima do que você pode pagar. “Lembre ao grupo que esta é uma época do ano carregada de despesas extras, com presentes e festas de Natal e Réveillon, além das despesas iniciais de início de ano. Ninguém pode gastar mais do que deve”, aconselha Vignoli.

Dia e horário: Ao definir quando será o evento, a dica é propor algumas datas, em vez de simplesmente perguntar a melhor para cada um. Afinal, fim de ano costuma ser uma época socialmente agitada. Imagine se cada um propõe um dia diferente! Selecione três possíveis datas e peça para os envolvidos escolherem entre as opções. A mais votada ganha.

Sorteio: Existem diversos sites e aplicativos gratuitos que facilitam o processo de designar o amigo secreto de cada participante. Neste caso, é importante apenas que o organizador da brincadeira cheque com cada pessoa se ela recebeu o e-mail gerado pelo site ou app. “A vantagem desses sites é que eles permitem que os participantes interajam entre si, podendo perguntar de forma oculta o que a pessoa quer ganhar, por exemplo”, diz Rosângela Menezes, empresária, que há dez organiza o Amigo Secreto de seu grupo de amigos. Veja abaixo algumas opções de sites e aplicativos gratuitos que organizam sorteios de Amigo Secreto:

Amigo Secreto

Amigão Secreto

Sorteio Amigo Secreto

Sorteio Amigo Oculto

Amigo secreto App

Amigo Secreto Lite

Onde fazer?

Embora seja comum amigos escolherem um restaurante ou bar para distribuir os presentes, optar por fazer essa troca na casa de algum dos participantes não só é a alternativa mais barata, como também contribui para um clima mais informal. Além disso, fazer o Amigo Secreto em casa costuma deixar todo mundo mais à vontade para brincar, conversar e interagir. E esse é justamente um dos principais objetivos da brincadeira, não?

“Para que o dono da casa não tenha despesas ou muito trabalho, optamos sempre por pedir uma pizza, rateando o custo entre todos os participantes. Pode-se fazer isso com as bebidas também ou então optar pelo esquema cada um leva o que vai beber”, conta Rosângela.

O que dar de presente?

Presentear amigos, claro, costuma ser mais fácil, afinal, você já conhece os gostos da pessoa. Mesmo assim, vale tentar respeitar o que seu Amigo Secreto pediu, no caso dele ter dito algo e estando o presente dentro do valor estipulado. Tratando-se de familiares ou colegas com os quais não costuma interagir – ou se a pessoa não se manifestou quanto ao que gostaria de ganhar – aí o negócio é pesquisar. As redes sociais ajudam bastante na tarefa!

Veja abaixo 7 dicas que te ajudam a acertar no presente:

1 – Caso o organizador da brincadeira ainda não tenha feito nada desse tipo, sugira a criação de um grupo no WhatsApp ou no e-mail para que os participantes escrevam o que gostariam de ganhar;

2 – Procure algo entre o mínimo e o máximo. “Tão chato quando dar algo muito abaixo do valor máximo é ostentar com um presente muito caro. Dentro do ambiente corporativo fica ainda pior, pois a imagem passada pode ser de puxa-saco”, explica a consultora de moda e etiqueta Patrícia Picolli;

3 – Muito cuidado ao dar roupas ou calçados. Algo muito menor ou acima do tamanho da pessoa pode deixá-la desconfortável. A não ser que saiba o número do seu Amigo Secreto, prefira outras opções de presentes;

4 – Evite também itens de cunho pessoal, como perfumes ou roupa íntima. Atenção redobrada a este último, afinal, nem todo mundo se sente à vontade ganhando lingerie ou cueca na frente de familiares ou colegas;

5 – Procure escolher lojas de fácil acesso e que permitem trocas. Assim, mesmo se seu Amigo Secreto não gostar do presente, ficará feliz por poder trocá-lo, sem ter trabalho!

6 – Nada diz melhor “eu não me dei ao trabalho de escolher um presente para você” do que um vale-presente. Portanto, procure fugir desse recurso. “É melhor comprar um DVD que possa ser trocado depois do que um vale-presente. A não ser que seja da loja favorita da pessoa, pois neste caso demonstra que você de fato se preocupou em agradar”, diz Patrícia.

7 – Não se deixe intimidar caso seu Amigo Secreto seja alguém com gostos caros ou com muito dinheiro. Mantenha-se dentro do valor estipulado e tente dar algo que não envolva tanto gosto pessoal, com preços mais ou menos tabelados, como um livro.

Paula Aftimus

Paula Aftimus

Jornalista com especialização na State University of New York, editora de publicações e portais do Grupo Abril e especialista em mídias digitais. Passagem acadêmica pelas áreas de Serviço Social e Educação e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV

Veja também

imgNoticia
13 dicas para fazer uma festa junina barata
Quer fazer uma festa junina, mas não tem como gastar muito? Confira nossas dicas!  [...]
02
Brasileiro procura terceiros para negociar dívida
SPC aponta que dois em cada dez consumidores já recorreram à ajuda de terceiros para negociar divida. Gastos  [...]
mbf_imagens_site_07
Boas notícias sobre serviços de telefonia.
Novas medidas garantem melhorias nos serviços de telecomunicações. Os consumidores dos serviços de telefon  [...]