52595259

15 janeiro 2015

mbf_banner_noticias_18-p7jve

Veja o que pode estar te impedindo de alcançar seus objetivos e saiba como vencer nesta situação!

Todos nós temos sonhos. Alguns maiores, outros menores, mas a maioria envolvendo, de uma forma ou de outra, dinheiro para bancá-los. Fazer um curso, viajar, comprar um carro, ou ainda conquistar o sonho da casa própria… Como você se prepara para alcançar seus objetivos?

Alguns erros comuns do dia a dia podem estar prejudicando o crescimento da sua poupança para a realização de seus sonhos. “Uma dificuldade comum entre as pessoas é resistir ao consumo por impulso, que faz com que gastem dinheiro com outras coisas que não o sonho. Outra dificuldade é lidar com a aparente frustração de ter que esperar para conseguir juntar dinheiro para bancar seu objetivo. Mas, sem planejamento e disciplina, para poupar – e consequentemente realizar seu sonho – fica impossível”, ensina José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.

Veja 7 erros que te impedem de juntar dinheiro para realizar seus sonhos:

 

1 – Não ter uma reserva para imprevistos

Poupar para a realização de um sonho é uma coisa, a reserva para imprevistos, outra. Quem não possui dinheiro guardado para usar, por exemplo, no caso de perda do emprego, pode acabar recorrendo ao montante que vem economizando para realizar o sonho. Ou seja, frente um imprevisto, se não há uma reserva de emergência, lá se vai o investimento para fazer sua grande viagem ou dar entrada na casa própria.  “Um bom começo para ter uma visão clara sobre isso é manter uma planilha com seus investimentos separados, de forma a entender o que é reserva e o que é investimento nos sonhos”, comenta Vignoli.

 

2 – Confundir investimento com poupança

Muita gente, quando quer guardar dinheiro, logo pensa na poupança. Mas esta não é a única maneira de fazer seu dinheiro render. Há muitas outras opções de bons investimentos disponíveis, algumas com taxas melhores que a da poupança, dependendo, entre outras coisas, do prazo que o dinheiro ficará rendendo. É preciso apenas pesquisar e, claro, saber qual o melhor investimento para a sua necessidade. Com seu dinheiro rendendo mais, o sonho fica mais perto. Lembrando que, claro, não existem milagres no mercado financeiro e que sem esforço para guardar dinheiro não há retorno.

 

3 – Não ter metas claras

“É muito mais fácil economizar quando temos metas bem claras, pois elas servem de bússola para nossas atitudes e decisões financeiras. Estabelecer metas e planejá-las são passos importantes em direção ao alcance de sonhos e ao sucesso na vida financeira”, explica Ana Paula Hornos, consultora financeira. Assim, tenha muito bem definido qual o seu sonho e de quanto precisa para realizá-lo.

 

4 – Não discutir finanças com o companheiro

No dia a dia, com tantas tentações de consumo, poupar pode ser tarefa complicada. Por isso, é fundamental que a parceira ou parceiro esteja igualmente comprometido na missão de guardar dinheiro para realizar o sonho planejado. Defina em conjunto os objetivos financeiros e trabalhem juntos para atingir a meta buscada.

 

5 – Comprar por impulso

Quando se está poupando para realizar um sonho, não tem jeito, é preciso resistir aos encantos de consumo. É como fazer dieta: para emagrecer, deve-se evitar comidas calóricas (muitas vezes suas preferidas). Gastar mais do que ganha, não pagar 100% da fatura do cartão de crédito, entrar no limite do cheque especial, ficar dependendo de empréstimos para fechar o orçamento… todos erros que atrapalham a realização dos seus sonhos!

 

6 – Não entender ou acompanhar suas finanças

Imagine que todo mês você deposita uma quantia na poupança, que rende cerca de 11% ao ano. Por outro lado, vira e mexe extrapola o limite do cartão de crédito, ficando no rotativo e pagando um juro médio de 232% ao ano. Não faz sentido, certo? Nesse caso, de olho nas suas finanças, acompanhando e entendendo cada taxa que paga, você certamente optaria por depositar uma quantia menor na poupança nos meses em que gastou mais, do que em parcelar a fatura do cartão. Resumindo: examine a fatura de seu cartão habitualmente, conferindo cada lançamento. Faça o mesmo com o extrato do banco para que você possa ter total controle das suas finanças.

 

7 – Não viver de acordo com seu padrão de vida

“Quem gasta mais do que pode acaba vivendo num padrão de vida que não corresponde a sua renda e esta situação não costuma durar muito”, alerta Vignoli. Perceba se precisa equilibrar seus gastos dentro de sua renda, permitindo dessa forma que sobre um valor para investir tanto nos seus sonhos quanto na sua reserva para imprevistos. Uma dica para iniciar esse processo é separar o dinheiro para seus objetivos logo que receber seu salário, ajustando seus gastos a partir do que sobra. Dessa maneira verá o que de fato possui para gastar e quem sabe guardar mais um pouco. Os sonhos são alcançados com sacrifício, mas pode ter certeza que vale a pena!

 

SAIBA MAIS:

10 Passos para realizar seus sonhos

Como poupar para realizar seu sonho 

Como economizar dinheiro no dia a dia 

8 dicas para evitar o consumo superfluo 

 

Paula Aftimus

Paula Aftimus

Jornalista com especialização na State University of New York, editora de publicações e portais do Grupo Abril e especialista em mídias digitais. Passagem acadêmica pelas áreas de Serviço Social e Educação e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV

Veja também

mbf-spc-como-organizar-financas-casal
Como organizar as finanças a dois
Veja como casais devem lidar com as finanças para que, juntos, tenham o orçamento em dia, poupem e realizem   [...]
mbf_banners_portal_223x86_15
O que checar na fatura do cartão e no extrato bancário
Quem não verifica suas faturas e extratos não somente tem pouco controle sobre seus gastos como também pode  [...]
decoracao-abre-mbf
Renove o quarto do seu filho gastando pouco!
Mudar a decoração do quarto infantil pode ser mais simples e barato do que você imagina. Invista no espaço  [...]