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01 abril 2014

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Mais da metade dos brasileiros já sofreu algum tipo de golpe e a maioria nem tomou conhecimento do ocorrido. Saiba reconhecer e se prevenir contra os tipos mais comuns da famosa “má-fé”

Propaganda enganosa, a prática de entregar um serviço diferente do contratado e combustível adulterado. Segundo pesquisa nacional – realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) – estes são alguns dos golpes mais comuns no Brasil.

Se você já sofreu com algum desses problemas, pode ter sido vítima de fraude: ato de má-fé comumente encontrados no comércio, no setor de serviços, no sistema bancário e na internet. Segundo o levantamento – 54% dos brasileiros já foi vítima de fraude no último ano e apenas 28% sabe que sofreu algum dano. “Esse desconhecimento é grave, porque deixa o golpista impune, estimula novas práticas e dificulta a vida do consumidor na hora de buscar um possível ressarcimento”, avalia José Vignolli, orientador financeiro do Meu Bolso feliz — uma iniciativa do SPC Brasil.

A pesquisa também constatou que não existem características determinantes entre os fraudados como idade, escolaridade e classe social, mas sim uma semelhança de atitude e comportamento entre eles: o desconhecimento de seus direitos e a falta de costume de se precaver.

O Portal Mel Bolso Feliz, do SPC Brasil reuniu dicas práticas para o consumidor  reconhecer e se prevenir dos tipos mais comuns de fraude:

COMPRA DE PRODUTO OU SERVIÇO

1)     Verifique sempre a reputação do local onde você vai comprar um produto/serviço. O SPC possui 2 produtos Confirme PJ e o Localiza PJ, que oferecem um relatório das informações cadastrais da empresa buscada. (vamos colocar hiperlink para os serviços que estão  disponíveis no site)

2) Desconfie de produtos com preço muito abaixo do mercado. Na dúvida, pesquise sobre a reputação da empresa.

CONTRATAÇÃO OU COMPRA DE SERVIÇO

3) Leia contratos e termos de garantia atentamente, antes de assiná-los. Se tiver algum tipo de dúvida, exija uma explicação mais detalhada ou procure um especialista.

COMBUSTÍVEL ADULTERADO

4) Procure abastecer sempre no mesmo posto, que tenha uma bandeira confiável. Acompanhe o rendimento e o desempenho do carro. Se estiver desconfiado, um mecânico pode verificar se o combustível tem qualidade ou não.

FRAUDES BANCÁRIAS

5) De modo geral, bancos não se comunicam com os clientes por e-mail. Desconfie ao receber extratos ou faturas de banco por e-mail;

6) Jamais confirme dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha que atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a empresa ou ligue diretamente no serviço de atendimento ao consumidor.

7) Evite acessar seu e-mail ou o site do seu banco em computadores/locais públicos;

CARTÃO DE CRÉDITO

8) Crie o hábito de conferir sua fatura, excluindo possíveis cobranças indevidas.

FRAUDES ON LINE

9) Suspeite de qualquer ganho ou prêmio fácil.

10)Desconfie de ofertas presenciais, por e-mail ou redes sociais de ganhos de premiações em que você precise depositar algum valor para recebimento do prêmio;

11) Instale um antivírus em seu celular e em seu computador, atualize-os e faça a varredura com frequência;

12) Utilize o botão “sair” ou equivalente ao sair de sites com senhas, inclusive de bancos, programas e redes sociais. Isso evita que seus dados pessoais fiquem armazenados no computador.

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