50095009

28 outubro 2014
mbf_banner_noticias_09-2krj9
Acesso a crédito é apenas uma das vantagens de não ter seu nome cadastrado nos órgãos reguladores. Veja as outras!

Ter o “nome sujo” é uma realidade para mais brasileiros do que se imagina. Em pesquisa feita pelo SPC Brasil e Meu Bolso Feliz, 67% dos entrevistados relataram que já tiveram seu nome listado em órgãos reguladores em algum momento. Segundo a mesma pesquisa, este é o maior motivo para alguém ter seu acesso a crédito negado (62% dos casos). Dessa forma, não é difícil entender porque, para 81% dos entrevistados, ter o “nome sujo” os impede de comprar o que desejam.

 

Segundo a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a maioria dos casos de pessoas negativadas começa na falsa sensação de economia e na dificuldade em controlar seus impulsos – e gastos. “Em uma liquidação, por exemplo, uma blusa que custa em média R$100 passa a custar R$60 e você acaba levando três. O problema não é a compra em si, mas a economia equivocada. Você gasta muito mais do que o preço cheio, comprometendo suas economias”, explica.

 

A estudante de publicidade Nathália Melo de Souza entende bem este exemplo. Foi por esse motivo que teve o nome incluído nos órgãos reguladores. Ela conta que não conseguia se conter ao ver promoções. “O excesso gerou meu descontrole. Quando me dei conta, estava como o nome sujo”, lembra.

 

O conselho da economista, para evitar dívidas e futuros problemas com os órgãos reguladores é organização e inteligência ao comprar. “Só deve parcelar no cartão de crédito quem possui muita disciplina financeira. Cheque especial e empréstimos bancários são outras fontes de dinheiro comumente usados, mas que só deveriam ser recurso em caso de emergência, como doença na família.”

 

Lembre-se: falta de controle financeiro gera dívidas que, por sua vez, resultam no seu nome negativado. E aí, você já sabe, nada de acesso a crédito. A pergunte é: você tem noção de todas as facilidade que só quem tem o nome limpo possui?

 

10 Razões por que vale a pena ter o nome limpo

1- Facilidades para financiar uma compra;

 

2- O acesso ao crédito é facilmente dado pela maioria dos bancos;

 

3- Podem dar entrada em um consórcio para adquirir um imóvel ou carro sem grandes dificuldades;

 

4- Acesso ao Cadastro Positivo, um banco de dados com informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamento. Ou seja, ainda mais facilidade para conseguir crédito!

 

5- Conseguem firmar contratos com prestadores de serviço – que podem checar o histórico do contratante, antes de aceitarem trabalhar para essa pessoa;

 

6- Não correm o risco de perder uma vaga de emprego. Isso porque, em 2012, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que um empregador pode definir se contrata ou não um funcionário consultando se o nome dele consta em algum cadastro de restrição de crédito. O mesmo vale para cargos públicos: apenas candidatos que não possuem o “nome sujo” podem assumir a vaga caso passem num concurso público;

 

7- Podem abrir uma conta corrente ou adquirir um cartão de crédito sem dificuldades;

 

8- Taxas de juros menores. Quem tem o nome negativado pode pagar taxas de até 700%;

 

9- Têm mais facilidade para conseguir visto de entrada em outros países;

 

10- A saúde emocional de quem tem o nome limpo é melhor, pois não há preocupações com dívidas e datas de pagamento;

 

Acha que suas finanças estão desorganizadas? Faça o teste para descobrir se sabe lidar com as dívidas  e veja como manter o seu nome longe dos órgãos reguladores!

 

 

 

Natália Chagas

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

Veja também

meubolsofelizinvestimento1
Você sabe onde investir durante a crise?
Descubra se você deve investir, onde seu dinheiro rende mais e quais os prós e contras de cada tipo de inves  [...]
meu-bolso-feliz
Como divertir os filhos nas férias de julho e economizar
Você está trabalhando e as crianças estão em casa com um mês de férias pela frente. Descubra como entret  [...]
mbf_banner_noticias_05-k0ml7
O Minha Casa Minha Vida dá para você?
Veja as vantagens e desvantagens do programa habitacional do governo e dê o primeiro passo para realizar o so  [...]