Aposentadoria: gerando renda para quando se aposentar

Aposentadoria: Gerando renda para quando se aposentar

“Quando eu me aposentar…”

Quem nunca usou a expressão acima? Todos se preparam para esse tempo, mas, nos dias de hoje, não existe mais “o momento” da aposentadoria.

Com o aquecimento da economia, muitos profissionais que deixaram de trabalhar ou mudaram de atividade estão sendo convidados pelas antigas empresas a retornarem ao trabalho. Por outro lado, com os avanços da medicina, cresce a expectativa de vida no Brasil. Nos próximos anos, essa tendência deve continuar, e as pessoas devem se aposentar cada vez mais tarde, assim como já ocorre em países desenvolvidos.

O que se dever pensar, hoje, independente da idade de cada um, é como garantir uma qualidade de vida com tranquilidade financeira no futuro. Em outras palavras: em que você deve investir hoje para garantir dias melhores no futuro – ou, se preferir, na época da “aposentadoria”.

 

Opções de renda para o futuro

 

banco Previdência Privada – Fazer um Plano de Previdência Privada é uma das melhores formas de se garantir renda no futuro. Clique no link Tipos de Previdência e veja por que e como fazer uma Previdência Privada.
imoveis Renda de Imóveis – Comprar um imóvel para alugar sempre foi uma garantia de renda para o futuro. Entretanto, esse cenário está mudando no Brasil, por isso é necessário cuidado. Leve em consideração os seguintes pontos antes de se decidir:

  • A alta do preço dos imóveis fez com que ficasse menos interessante comprar para alugar (pois você paga um preço muito alto pelo imóvel para receber um aluguel que não é tão alto assim, muitas vezes inferior à rentabilidade do CDB, da LCI e de títulos do Tesouro Direto.
  • A população brasileira está crescendo cada vez menos, o que quer dizer que a demanda por imóveis será menor nos próximos anos.
  • Ao alugar seu imóvel, você corre o risco de o inquilino não pagar e até estragar seu imóvel. Os custos de cobrança judicial de aluguel, de retirada do inquilino e reformas podem ser muito altos e podem tornar o investimento desinteressante.

Por isso, estude profundamente esse mercado antes de se decidir por investir seu dinheiro em imóveis para aluguel. O ideal é consultar um especialista.

Se você gosta de investir em imóveis, existem opções mais seguras (e muitas vezes até mais rentáveis) que investir em aluguel. Duas dessas opções são o investimento em LCI e em fundos imobiliárias (aprenda mais aqui). Essas opções têm as seguintes vantagens em relação a comprar um imóvel para alugar:

  • Ao contrário da renda de aluguel de imóveis, são opções isentas de imposto de renda.
  • Você não tem preocupações com inquilinos. Quando você investe num fundo imobiliário, todos os imóveis do fundo podem ser alugados. Se um dos diversos inquilinos ficar inadimplente, você perde uma ínfima parte do seu rendimento. Quando você aluga seu imóvel para alguém, ao contrário, perde 100% do rendimento no período em que seu inquilino ficar inadimplente.

 

negocio-prorprio Abra seu próprio negócio – Empreendedorismo é a palavra da hora para quem quer abrir seu próprio negócio. A cada dia, as empresas querem mais profissionais que tenham seu negócio do que empregados, cujo custo trabalhista é muito elevado. Essa é a chamada terceirização.Veja um exemplo: Você trabalha em uma empresa e ganha R$ 1.500,00. Chega em casa às sete da noite e fica à toa. Se você começar a usar seu tempo livre para tocar um negócio caseiro (como fazer bombons, consertos de roupa, pães artesanais etc.), poderá dedicar duas horas por dia sem se cansar muito. Em pouco tempo, poderá ter uma boa renda extra.Procure o Sebrae mais próximo de você para ver como formalizar esse seu negócio. O universo do empreendedorismo não tem limites. Criatividade e inovação são as portas de entrada desse novo mundo de oportunidades. Isso acontece em todo o mundo e também no Brasil.

Confira também a notícia: Brasileiros não se preparam para a aposentadoria

DICAS:

Procure o Sebrae de sua cidade ou de seu estado para saber mais sobre empreendedorismo. Para saber mais, entre no site: sebrae.com.br

 

Outros assuntos relacionados:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista

Fatal error: Call to a member function show() on a non-object in /home/meubolso/public_html/wp-content/themes/bolsofeliz/page-internas-pensando-no-futuro.php on line 123