Tipos de despesas

Podemos classificar os gastos como despesas fixas (que não podem ser evitadas) e despesas variáveis (que podem ser reduzidas ou eliminadas).

Clique na pirâmide e veja alguns tipos de despesas

Tipos de despesas

Despesas fixas: alimentação básica, escola dos filhos (no caso das particulares), remédios de uso constante, passagem de ônibus, aluguel ou prestação da casa, condomínio, contas de luz e água, gás etc.

Despesas variáveis: lazer em geral (passeios, sair para comer pizza, cervejinha do final de semana, cinema, viagens de férias ou feriados), produtos e serviços de beleza (xampu, perfume, salão), vestuário (roupa, sapato), TV a cabo, internet etc.

Podemos utilizar, então, três tipos de despesas para compor nosso orçamento:

– Despesas fixas;

– Despesas variáveis que podem ser reduzidas;

– Despesas variáveis que podem ser cortadas (ainda que por um tempo).

Com base em tudo isso, podemos, então, utilizar uma ferramenta que vai nos ajudar a ter uma noção geral de todas as contas e facilitar o orçamento, para a gente não perder o controle das contas ao longo do mês. 

É importante registrar todas as prestações contraídas, a serem pagas nos meses seguintes: roupas, imóvel, carro etc. Nesse momento, devemos repensar e avaliar todos os gastos.

O simulador mostrará qual despesa está contribuindo mais para o gasto total. Isso permite saber se seu orçamento está muito apertado e se, num futuro próximo, você poderá ter problemas de caixa.

FIQUE ATENTO: quanto mais você conseguir reduzir as despesas e economizar, mais dinheiro terá para usar no futuro para viajar, realizar um sonho e, principalmente, garantir sua aposentadoria.

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista

Fatal error: Call to a member function show() on a non-object in /home/meubolso/public_html/wp-content/themes/bolsofeliz/page-internas-estou-em-dia.php on line 115