Desejos e necessidades

Confissões de uma consumidora compulsiva

confissoes

Clique na imagem e veja o que as pessoas pensam sobre comprar.

– Você já comprou alguma coisa que nunca usou?

– Quando vai chegando o final do mês, já planeja as “comprinhas” para quando sair o pagamento do salário?

– Já se arrependeu de comprar algum produto supermoderno e cheio de tecnologias de que você não precisa e nem sabe como usar?

– Já comprou algo só para “mostrar” aos  amigos ou parentes?

Se você respondeu “sim” para uma ou mais das perguntas acima, está na hora de começar a pensar mais antes de comprar. Qual a verdadeira importância que cada compra tem para a sua vida?

Cuidado com os desejos imediatistas

As pessoas compram por impulso e sem planejamento. É preciso tomar cuidado com esses desejos imediatistas, pois eles podem levar ao desequilíbrio financeiro.

Há, portanto, uma grande diferença entre comprar por necessidade e por impulso. Uma necessidade representa o que uma pessoa, de fato, precisa para o seu dia a dia.

Um desejo está relacionado com algo que não é essencial para sua vida, mas te faz feliz. Nesse caso, você tende a comprar mais por impulso ou pela vontade imediatista de consumir.

Já que você não está no sufoco, é hora de pensar mais no futuro. Muitas vezes, o gasto em excesso no dia a dia acaba tendo a ver com o consumo de supérfluos.

Não tenha dúvida de que vale a pena fazer a reserva daquele dinheiro que sobra no final do mês e começar a poupá-lo. O mesmo serve para qualquer dinheiro extra, como uma comissão de venda, o adicional de férias e o 13o salário, por exemplo.

Eu preciso

euPreciso

Lembre-se de que poupar é começar, hoje, a tornar realidade seu sonho do futuro – a casa própria, um carro novo, o computador, ou mesmo uma geladeira nova ou uma máquina de lavar roupas.

Se você comprar em muitas prestações, estará comprometendo suas contas ao longo do tempo. Ao invés de pagar em seis vezes no cartão, é melhor comprar em quantidades menores, sempre à vista, sem se afundar em dívidas.

Não queremos que você corte todos os gastos com as coisas boas da vida! Pelo contrário, queremos ajudá-lo a aproveitar a vida sem se atolar em dívidas.

O que pode colocar sua saúde financeira em risco

Fique atento a todos aqueles gastos que podem colocar a sua saúde financeira em risco. Entre eles, pode estar a conta do bar ou do restaurante, o consumo exagerado de roupas ou sapatos, a conta abusiva do supermercado, as saídas de fim de semana em excesso, ou mesmo aquelas prestações maiores que consegue pagar.

Você não precisa comer tudo agora

pizza

Não se deixe influenciar por propagandas tentadoras que aparecem na TV, jornais e internet sobre empréstimos fáceis de conseguir e sem burocracia.

As pessoas se deixam levar pelos motivos mais superficiais na hora de comprar. Veja na ilustração a seguir. Tenha consciência do seu padrão de vida e não se preocupe em impressionar pessoas com sinais de “falsa riqueza”.

O que te motiva a comprar?

Pesquisa Comportamento de Consumo SPC Brasil

O que te motiva a comprar

Controle seus impulsos de compra

desejosNecessidades

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista

Fatal error: Call to a member function show() on a non-object in /home/meubolso/public_html/wp-content/themes/bolsofeliz/page-internas-estou-em-dia.php on line 115