Poupar e realizar os sonhos

Poupar para realizar sonhos

O grande atrativo da poupança para os jovens será a vontade de alcançar um determinado objetivo: comprar uma moto, trocar o celular pelo último modelo, uma viagem bacana. Conquistar um sonho será sempre um modo de mostrar a seu filho que puxar o freio de mão com os gastos e poupar pode ser uma alternativa interessante.

Garantir bem-estar e uma vida legal, com qualidade, é um desejo de todos. E esse desejo está profundamente ligado a uma vida financeira equilibrada, saudável, em que você pode ter perspectivas e ver seus sonhos se concretizarem. Esse é um ensinamento que deve ser passado para seu filho. Mas, em função do imediatismo que direciona a vida moderna, fica às vezes difícil mostrar que ele precisa se preocupar com alguma forma de poupar dinheiro para um futuro sem preocupações.

Para isso, ele terá de se planejar, definir objetivos e metas e cortar gastos excessivos. Para dar início à conversa, incentive-o a abrir uma caderneta de poupança para começar a guardar um pouco do dinheiro que está ganhando. Não será fácil convencê-lo a deixar de gastar para poupar, mas é um esforço que vale a pena.

Poupar para realizar sonhos

Aponte alguns benefícios:

– Ter uma reserva em dinheiro para emergências.

– Almejar a construção de um patrimônio: se poupar desde cedo, as chances de ter um imóvel ou outros bens são maiores.

– Fazer planos para o futuro: poupando, ele pode ter a chance de fazer um intercâmbio no exterior ou ainda fazer aquele curso que tanto deseja.

– Ter um futuro com qualidade de vida, sem sufocos financeiros.

– Poder usar o dinheiro para conquistar uma situação equilibrada que possibilite desfrutar das coisas boas da vida.

Dica

Numa conversa informal, pergunte como ele se vê daqui a 20 anos (esse é apenas um exemplo; direcione o tempo conforme a idade do seu filho). Formado? Trabalhando? Com uma vida tranquila? Podendo usufruir de uma vida financeira equilibrada? Mostre a ele que poupar dinheiro e não gastar à toa são atitudes que estão diretamente relacionadas a essas aspirações. E que, se ele começar a poupar e a se planejar, conquistar isso será muito mais fácil.

Conteúdos relacionados à jovens adultos:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube