Influência da propaganda

http://meubolsofeliz.com.br/ilustracoes/combo5/18_pouparRealizarSonhosJovem/pouparRealizarSonhosJovemFinal.png

Nas redes sociais, a exaltação ao consumo aparece de maneira muito forte. Inúmeras marcas e blogueiros têm exibido diversas possibilidades de consumo. Apesar de mostrar uma realidade inalcançável para a maioria, isso tem causado um furor entre adolescentes e jovens, que ficam deslumbrados com todas as coisas mostradas e com o padrão de consumo e o modo de vida exibidos.

E o padrão de consumo irreal pode levar a um desequilíbrio enorme na vida financeira, com endividamento, e na vida pessoal do jovem, com baixa autoestima (porque ele não pode consumir mais), desestímulo para os estudos (afinal, a faculdade o obriga a não gastar tanto) e atitudes que o levem a pensar num projeto de vida equivocado, com a perspectiva satisfazer apenas seus impulsos de consumo.

Os pais devem buscar incentivar os filhos a persistir na busca de seus sonhos, deixando de lado hábitos de consumo exagerados para poder alcançá-los. Deve enfatizar ainda a importância de o jovem buscar autonomia, não cedendo a todas as influências do grupo, ter aspirações e planejar sua vida financeira futura, o que envolve controle e disciplina.

Conteúdos relacionados à jovens adultos:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube