Despesas no dia a dia

Ao especificar todas as despesas, seu filho poderá ver quais são os gastos efetivos e onde é possível equilibrar as despesas. E você pode orientá-lo com exemplos bem claros:

Celular

despesas-no-dia-a-dia-celular

Converse com ele sobre o uso racional do celular. É ótimo ter um e poder falar à vontade, mandar torpedos, avisar a turma onde ele está etc. Mas a conta pode ficar alta. As operadoras embutem todo tipo de custo – é preciso que ele saiba com certeza o valor de cada serviço para poder optar pelos planos mais baratos. A solução para esse controle pode ser um celular pré-pago, que tem tarifas mais altas, mas não deixa o susto do pagamento para o fim do mês.

Carro ou moto

despesas-no-dia-a-dia-carro

Quem começa a ganhar dinheiro logo quer um veículo. Muito justo, mas é preciso que ele entenda que os veículos são portas de saída do dinheiro. O dono precisa prever gastos com combustível, seguro e manutenção, e não apenas com o pagamento da prestação, se ele tiver feito um financiamento. Lembre a seu filho: carro é um bem que perde valor, é preciso escolher o momento certo de sua compra.

Pesquisa de preço

despesas-no-dia-a-dia-pesquisa-preco

As marcas são uma tentação para o jovem, e seu papel será mostrar a ele que é possível se vestir bem e andar na moda sem ter de pagar pela grife. E isso vale também para os eletrônicos. Por isso, a pesquisa de preços é um recurso excelente para encontrar produtos similares também muito bons e com valores mais razoáveis.

Baladas e saídas com os amigos

despesas-no-dia-a-dia-baladas

Os gastos com lazer (incluindo as baladas e o bar com os amigos) devem ser considerados com muito cuidado. Às vezes, o jovem acaba se esquecendo de computá-los como despesa e se enrola para fechar o mês. Mostre a ele que é preciso estipular tudo: quanto gasta e como vai pagar. É um planejamento importante para a organização das contas. Ele também pode optar por outras formas mais baratas de lazer, como uma ida ao cinema nos dias em que os ingressos estão em promoção (acompanhe as opções nos sites das salas), ou ainda programações gratuitas, como shows ao ar livre, apresentações teatrais e outros. Visite o site www.catracalivre.com.br

Roupas

despesas-no-dia-a-dia-roupas

É um gasto que deve ser bem medido, pois o apelo é grande e o rombo no orçamento pode ser enorme. Sugira a seu filho olhar com atenção o que já tem no armário para evitar consumo excessivo e mostre que ele pode reaproveitar alguma peça, reformando-a. Ele ganha uma roupa nova e o custo é menor em relação à compra de um produto novo. Incentive-o também a resistir ao apelo das marcas famosas, pois o preço é muito mais elevado.

Despesas de casa

despesas-no-dia-a-dia-contas-casa

Se seu filho ajuda no orçamento familiar (com o pagamento de uma conta de luz ou de água, ou ainda uma ajuda na compra do supermercado), ele precisa prever esse gasto dentro de suas despesas. Não aceite que ele extrapole nos gastos com supérfluos e deixe de ajudar nas despesas mensais da família, porque esse foi um compromisso assumido, e ele deve ser responsável e não deixar de cumprí-lo.

Conteúdos relacionados à jovens adultos:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube