Semanada

Aprendendo a administrar o dinheiro

Dar uma quantia fixa aos filhos – em forma de “semanada” – é um recurso muito importante, que você pode usar para ajudá-los a entender como podem administrar o dinheiro que recebem. Você deve definir um valor e combinar com seu filho que esse dinheiro é para os gastos e início da poupança dele.

aprendendo-a-administrar-o-dinheiro

Com essa lição prática do dia a dia, seu filho vai aprendendo como é possível se organizar para administrar o dinheiro. Segundo especialistas, a partir dos 6 anos, a semanada já pode ser dada à criança. A partir dos 11 anos, o recomendável é a mesada.

A semanada ou mesada não é uma obrigação. É você quem decide se deve dar esse dinheiro e qual será a quantia. Para definir esse valor de forma correta, converse com seu filho, veja como é a sua rotina e com o que ele gasta dinheiro. Não mude o valor sem haver um motivo real. Lembre-se que seu salário não muda quando você quer.

Também é importante você entender que a semanada ou mesada não é um presente, e sim uma forma de realizar a Educação Financeira dos filhos. Nesse processo, a sua orientação é muito importante.

Acompanhe abaixo as dicas para semanadas e mesadas.

Mesadas e semanadas

Mesada da criança

Ajude seu filho a aprender a gastar

Antes de dar essa lição, faça um exercício: liste suas últimas cinco compras e marque o que foi realmente necessário. Isso é importante porque, se você  não tem controle em relação ao seu consumo e aos gastos desnecessários, vai ficar muito difícil ensinar isso ao seu filho. As crianças observam tudo e, também na educação financeira, o exemplo é significativo – não adianta falar com seu filho para gastar pouco se, no shopping, você não se controla.

ensinando-os-filhos-aprendendo-gastar copy

Na conversa com seu filho, procure sempre mostrar exemplos das coisas que acontecem no dia a dia. Uma atividade interessante é a ida ao supermercado, ao shopping ou à padaria. Comente com seu filho sobre os preços dos produtos e faça comparações, pois isso vai fazer com que ele comece a ter noção do valor das coisas. Peça ajuda à criança para escolher produtos. No caso das crianças maiores, é importante mostrar como alguns produtos são muito caros e que existem outros semelhantes e mais baratos (os chocolates e as balas podem ser um bom exemplo).

DICA

Em caso de birra, não se desespere! A criança vai insistir e algumas ficam bem zangadas quando não são atendidas. Mas o papel dos pais é EDUCAR, e isso implica dizer NÃO com firmeza.

Conteúdos relacionados às crianças:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube