Dinheiro não cai do céu

É importante a criança saber qual é a origem do dinheiro – de onde ele vem, porque existem moedas e notas, como as pessoas faziam para adquirir as mercadorias de que precisavam quando esse recurso não existia – pois ela vai aprender que dinheiro “não cai do céu”. E você pode fazer isso de maneira lúdica, contando uma historinha.

A história do dinheiro

A história do dinheiro

De onde vem o dinheiro da família

Seu filho deve compreender que o dinheiro da família – que vocês usam para comprar e pagar coisas, como escola, médico, passeios, roupas etc. – tem uma origem, que é o trabalho dos pais. É um dinheiro obtido a partir de muito esforço, por isso, é preciso valorizá-lo e saber como gastar. Conte ao seu filho que você recebe um salário, ou uma remuneração, porque trabalha todos os dias, e que esta é a origem do dinheiro que a família tem para suprir suas necessidades e realizar seus sonhos.

Cheque não é dinheiro

As crianças são muito espertas e é por isso que muitas respondem prontamente, quando dizemos que não temos dinheiro: “paga com cheque”. Explique a elas que o cheque não é dinheiro, ele é um meio de pagamento – é uma forma de avisar ao banco que é preciso tirar dinheiro da conta que você possui e pagar o valor que está escrito no cheque para quem for receber.

Como funciona o cheque

Captura de Tela 2014-01-20 às 02.13.13

DICA

Faça compras e pague com cheque. Mostre a seu filho como esse meio de pagamento funciona. Conte a ele que, se você não tiver dinheiro na conta do banco, não adianta dar um cheque, pois a pessoa que vendeu o produto não vai conseguir receber o valor em dinheiro. Explique a ele que você tem a obrigação de pagar pelo valor que está escrito no cheque.

Saiba mais:

Site do Banco Central do Brasil
http://www.bcb.gov.br/?HISTDIN

Site da Casa da Moeda do Brasil
http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/menu/cmb/sobreCMB/origem-dinheiro.jsp

Conteúdos relacionados às crianças:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube