Propaganda e consumismo

A propaganda, muitas vezes, induz as pessoas a hábitos de consumo e de vida não compatíveis com a realidade. No Brasil, a grande porta de entrada ainda é a TV, mas as redes sociais (bastante frequentada pelos adolescentes) já merecem atenção. Você precisa estar atento a isso e saber que a exposição excessiva à propaganda pode induzir a um comportamento consumista entre os adolescentes.

Ciclo da propaganda

Veja como a propaganda influencia o adolescente

Ciclo da propaganda

O estresse familiar é outro efeito nocivo da propaganda que induz ao consumismo. As famílias, muitas vezes, não têm condições de atender a tantas exigências dos adolescentes, que querem o tênis X, o celular Y, a calça jeans Z… e muitas acabam sendo atropeladas nesse processo e se endividam para dar aos filhos um modo de vida que estão além de suas possibilidades. Outras têm condições financeiras e acabam fazendo “vista grossa” para um adolescente que passa a ver no consumo a chave da felicidade.

E é necessário que você tenha firmeza e possa orientar seu filho e limitar seus impulsos consumistas. Muitas vezes, são os próprios pais, sempre na melhor das intenções, que fomentam esse comportamento nos filhos.

Pensem um pouco sobre o fim de semana da sua família. Se o passeio preferido de vocês é o shopping center, visitando lojas e mais lojas, então, como esperam que seu filho vá ter uma relação saudável com o consumo? Ele vai associar o lazer, a convivência, o prazer a uma situação… de consumo!

Veja o vídeo do professor Clóvis de Barros Filho, consultor de Ética da Unesco, em que ele aborda um dilema crucial do mundo contemporâneo entre o SER ou TER.

No documentário produzido por Maria Farinha Filmes, também , vemos outros perigos da propaganda que, entre outras coisas, induz ao consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, contribuindo para aumentar a obesidade entre crianças e adolescentes. Confira em www.muitoalemdopeso.com.br

“Ah, não há mais nada para fazer”… Que tal um almoço ou lanche em família? Ou uma visita a parques ou museus? Sempre há alternativas além do lazer ligado a compras. Reflita e pesquise alternativas no www.catracalivre.com.br

Conteúdos relacionados à adolescentes:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube