Influência dos amigos

influencia-dos-amigos

Na adolescência, o grupo de amigos é muito importante na vida do seu filho. E, muitas vezes, é ele que passa a definir o que é consumido pelo adolescente. É importante que os pais tenham atitudes positivas: converse com o filho, pergunte sobre os amigos, tente falar sobre os hábitos de consumo, comente que algumas coisas não são tão importantes (como trocar de aparelho celular sempre, apenas porque o “fulano” tem um aparelho super moderno).

Estabeleça limites e não tenha medo ao ouvir a famosa frase: “todo mundo tem, menos eu”. Afinal, as regras da sua casa são definidas por você, e uma conversa aberta e franca é sempre uma ótima escolha: diga que você não tem dinheiro para comprar aquele tênis ou, ainda, que não concorda com o seu valor.

Atenção ao bullying

atencao-ao-bullying

Você deve estar atento ao fato de que os padrões de consumo e a confusão entre ter ou ser têm levado a uma situação de sofrimento para muitos adolescentes. Muitas vezes, aqueles que não têm determinadas coisas – principalmente os aparatos eletrônicos e celulares – são excluídos do grupo. E isso pode até evoluir para uma situação de bullying, que se caracteriza pela prática de violência física ou psicológica de um aluno ou grupo de alunos contra outro. Se você começar a notar um comportamento diferente do seu filho – arredio, mais calado, inventando desculpas para matar aula – tente conversar com ele para saber o que está ocorrendo e procure a escola.

Conteúdos relacionados à adolescentes:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube