Dinheiro é limitado

Idas ao shopping, compras, passeios, revistas, games, CDs e DVDs… enfim, a lista de compra do adolescente parece infinita. E, para eles, parece também que o dinheiro não tem fim. E exatamente por isso é fundamental que você mostre o limite financeiro da família: há uma renda mensal, que é o salário e ganhos dos pais, destinada a vários gastos de rotina. Explique isso, claramente, ao seu filho.

É necessário priorizar coisas, escolher o que se vai comprar e saber que sempre há um limite nas despesas. A relação saudável com o dinheiro implica saber planejar, saber gastar, saber que é necessário fazer escolhas e aprender a poupar, pois os recursos financeiros não são infindáveis.

Cartão de crédito não é dinheiro!

É importante você orientar seu filho quanto ao uso do cartão, adolescentes já possuem grande tendência ao consumo e não possuem um senso de responsabilidade ainda muito apurado.

Se a opção é dar um cartão de crédito adicional ao filho adolescente, é bom ficar atento. Em primeiro lugar: muitos especialistas não recomendam essa prática, pois ela incentiva o consumismo e a perda de controle financeiro.

cartao-de-credito-nao-e-dinheiro

Se seu filho já tem ou vai ter em breve um cartão de crédito, converse com ele de maneira muito clara, enfatize que a compra no cartão não sai de graça – e que, no final do mês, a fatura precisa ser paga. O ideal, inclusive é pagá-la integralmente. O diálogo e o limite de valores e do que pode se comprado devem estar sempre juntos nesse processo.

Mostre também que, se o valor total da fatura não for pago, haverá a cobrança de juros, que são muito altos. Estabeleça QUEM vai pagar a fatura (você ou ele, com a mesada que recebe).

E muito importante: veja, com a operadora do cartão, a possibilidade de deixar o adicional com um limite menor do que o limite do cartão do titular. Isso vai evitar dores de cabeça.

Conteúdos relacionados à adolescentes:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube