No trabalho

Economia no trabalho

Uso de Materiais

– Reutilizar é a palavra de ordem. Então, antes de jogar fora papéis impressos, pense que você pode reaproveitá-los fazendo blocos para recado.

– Use com moderação os materiais que não são recicláveis, como fitas adesivas, e outros.

– Antes de fazer impressões, pense se isso é realmente necessário. E utilize, sempre que possível, os dois lados da folha de papel.

Redução de custos

– Use a tecnologia a seu favor: abuse do e-mail e de chats online para efetuar os contatos necessários, usando o telefone somente quando for realmente necessário. Se possível, faça reuniões de trabalho a distância, por meio de recursos como Skype ou videoconferência.

– Evite deixar o monitor do computador ligado se ele não estiver sendo utilizado.

– Apague as luzes sempre que sair do local.

– Utilize o ar condicionado somente quando necessário, e desligue-o sempre que o ambiente estiver vazio. E não instale o aparelho em lugares quentes ou próximo de equipamentos elétricos, pois isso faz com que ele gaste mais energia.

Otimização do tempo

O tempo também é um recurso muito precioso. Saber administrá-lo é um diferencial que as empresas tem procurado ultimamente nos seus colaboradores. Quem age assim conquista mais qualidade de vida. Para isso, é importante focar nas tarefas, estabelecer prioridades , evitar distrações (como a consulta sistemática ao e-mail ou o acesso a redes sociais durante o horário de trabalho, que tiram sua atenção e fazem com que você gaste mais tempo para realizar as funções), e evitar conversas sem necessidade. Quem age assim ganha mais tempo para curtir a vida fora do trabalho.

Uma boa idéia que gera economia

Douglas Neves Lascosck é motorista da empresa Viação Águia Branca. Viajando pelas estradas brasileiras, ele ficava incomodado com a falta de água para limpar o para-brisa. A água necessária para isso tinha de ser reposta a cada 30 quilômetros rodados. Ele passou a observar, então, a água que era desperdiçada pela condensação do ar condicionado. Com a ajuda  de dois colegas, ele buscou uma solução para o problema. Douglas criou um método que reaproveita a água condensada pelo ar condicionado – em vez de ser jogada fora, ela vai para o limpador de para-brisa.

Queremos ouvir a sua experiência. Participe e envie dicas e sugestões para nós.

Outros em economia no seu dia a dia:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista

Fatal error: Call to a member function show() on a non-object in /home/meubolso/public_html/wp-content/themes/bolsofeliz/page-economia-no-dia-a-dia.php on line 114