94159415

14 maio 2018

Aprenda a educar-se financeiramente para equilibrar suas finanças e conquistar seus objetivos

Não importa o quanto você ganha e, sim, o quanto você gasta. Conquistar o equilíbrio financeiro é adequar seus gastos à sua receita, conseguir viver bem seu dia a dia, guardar uma quantia mensal e ainda alcançar seus objetivos de longo prazo.

Para tanto, a educação financeira é necessária. Trata-se do processo de aprofundar o conhecimento sobre os conceitos e produtos financeiros. “Isso permite que façamos melhores escolhas e que tenhamos um consumo mais consciente, colaborando também com a sociedade e com o meio ambiente”, explica José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

Com educação financeira, além de equilibrar suas finanças – e colocar sua vida nos eixos –, você planeja-se para alcançar seus sonhos. “Ganhar muito dinheiro não é sinônimo de ter as contas equilibradas. O essencial é respeitar os limites das suas finanças e ter organização. Com o orçamento do mês planejado é possível fazer pequenas quantias renderem mais”, diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC.

cursos online

Exerça sua cidadania financeira: eduque-se!

Ainda mais abrangente do que a educação financeira, há o conceito de cidadania financeira. Ele abrange a inclusão, ou seja, o acesso da população aos instrumentos e produtos financeiros, como conta corrente e cartão de crédito e a melhor comunicação e transparência entre as instituições e os consumidores.

Estes conceitos são tão importantes que, desde 2014, acontece todos os anos a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) para promover a ações educativas sobre o tema. Esse ano, ela vai de 14 a 20 de maio.

Em 2017, foram mais de 3.600 ações gratuitas de entidades públicas e privadas, como cursos e palestras, que alcançaram 3 milhões de pessoas em todo o país.

Para participar, basta acessar o site, escolher o evento e cursá-lo presencialmente ou online. “Essa semana é uma oportunidade de conscientizar os cidadãos para o hábito de poupar e para o consumo consciente”, diz Fábio Coelho, Presidente do Conef.

Mesmo que você ainda seja leigo no assunto, é possível, gratuitamente, se educar para equilibrar as finanças, aprender a poupar e se educar financeiramente. E o melhor: além das ações que acontecem essa semana, existem cursos e oportunidades de aprender que ficam disponíveis o ano todo. Separamos abaixo, as melhores. Agora, só não se educa financeiramente quem não quiser!

Cursos online da Semana do ENEF

Curso Básico de Educação Financeira

Organizado pelo Guia Bolso, esse curso acontecerá todos os dias dessa semana, das 10h às 22h, no canal do YouTube da Instituição. Serão divulgados uma série de vídeos online que ensinarão os conceitos básicos da educação financeira, a fim de empoderar as pessoas para que elas tomem as melhores decisões quando o assunto é dinheiro.

Organize sua vida Financeira

Aprenda a organizar a sua vida financeira para realizar seus sonhos e objetivos. Organizado pelo CECRED, esse curso tem uma hora de duração, é online, e será aberto ao público durante toda essa semana. Dentre o conteúdo, destacam-se o planejamento pessoal e familiar, consumo consciente planejado e elaboração de orçamento.

Fundos de Investimento para iniciantes

A economista Tatiana Itikawa explicará sobre o funcionamento dos fundos de investimento e como investir neles com segurança. O curso é organizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), e acontecerá no dia 16/5, das 19h às 20h. A transmissão online será pelo Facebook da instituição.

A mulher e sua relação com o dinheiro

Você sabia que as mulheres se arriscam menos do que os homens na hora de investir? Aprenda mais sobre o perfil feminino de investimento e use-o a favor de sua saúde financeira. Esse curso é organizado pelo CECRED e estará disponível durante toda a semana no site da instituição.

Finanças pessoais e investimento em ações – Módulos 1 e 2

Durante toda a semana de educação financeira, você também poderá aprender mais sobre investimento em ações. São dois módulos online em um curso organizado pelo CECRED, com o objetivo de desvendar os mistérios do mercado de ações e do funcionamento da BM&FBOVESPA. O curso estará disponível também no canal do YouTube da Bovespa.

Mais 9 cursos online disponíveis o ano inteiro para você!

Finanças pessoais

Aprenda técnicas básicas para gerir seu orçamento mensal e construir seu patrimônio de forma segura. Entenda também o que são juros compostos e como eles podem te ajudar a alcançar seus objetivos. São 4 módulos gratuitos, disponibilizados pela XP Educação.

Construir um patrimônio com qualquer salário

Fique no comando de sua vida financeira e aprenda a não se endividar. O curso, disponibilizado pelo Iped engloba ainda investimentos básicos e é gratuito para quem realizá-lo em 30 dias.

Gestão de finanças pessoais

Disponibilizado pelo Banco Central, esse curso tem 20 horas de duração e deve ser realizado em até 30 dias. Aborda a relação do ser humano com o dinheiro, a montagem de um orçamento, noções de consumo planejado e consciente, além de poupança e outros investimentos. Fornece ainda um certificado de participação.

Matemática financeira básica

São 15 horas de aprendizado neste curso disponibilizado pela CVM. Aprenda os conceitos básicos de matemática financeira envolvidos no dia a dia, relacionados ao consumo, a empréstimos, financiamentos e investimentos.

Poupança e investimento

Mais um curso da CVM, dividido em 3 módulos, somando um total de 15 horas. O primeiro ensinará a organizar as contas e planejar a vida financeira. O segundo engloba dívidas e consumo e o terceiro o ato de poupar e investir.

Como organizar o orçamento familiar

Com carga horária de 12 horas, esse curso foi organizado pela FGV e ensina como o consumidor pode planejar-se para o futuro e realizar seus sonhos.

Como gastar conscientemente

Aprenda a gastar dentro de seu orçamento e de maneira consciente e descubra como essa administração de seu dinheiro pode ajudar a conquistar seus objetivos. São 8 horas de aula online, também organizadas pela FGV.

Finanças pessoais

O Senai oferece 14 horas de curso online gratuito sobre finanças pessoais, que te ajudarão a identificar a importância do equilíbrio financeiro para obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação.

Introdução à bolsa de valores

Aprenda o que é a bolsa de valores e como ela funciona, o que é uma ação, quais são os benefícios de um acionista e como analisar as tendências de mercado. Curso online gratuito da Prime Cursos.

Aumente sua renda: veja cursos gratuitos para se capacitar profissionalmente.

Canais do YouTube

Além de cursos online, você também pode acompanhar alguns canais do YouTube que, toda semana, divulgam vídeos interessantes sobre finanças, investimentos e orçamento doméstico.

“Os tutoriais do YouTube funcionam desde que a pessoa tenha realmente a intenção de colocar os ensinamentos em prática e seguir as recomendações”, diz Vignoli. “Eles apresentam a informação de uma forma diferenciada, facilitando a assimilação”, completa Marcela.

Veja alguns para acompanhar em seu dia a dia:

Me poupe

Da jornalista Nathália Arcuri, esse canal tem o objetivo de descomplicar as finanças para leigos. Entram vídeos novos toda semana.

O primo rico

O consultor financeiro Thiago Nigro ensina como investir com as melhores rentabilidades, a fim de se preparar para a aposentadoria.

Gustavo Cerbasi

Do escritor Gustavo Cerbasi, esse canal responde as dúvidas sobre planejamento financeiro dos seus seguidores.

Julia Mendonça

A assessora financeira Júlia Mendonça tem um tom bem humorado para falar de planejamento financeiro, qualidade de vida e investimentos.

Fique atento – calculadora do cidadão te ajuda a equilibrar as finanças!

Deu vontade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos em um curso online ou em um tutorial do YouTube? Então, comece aos poucos! Primeiro, torne o ato de poupar um hábito. Em seguida, aplique os conhecimentos relacionados a investimentos de forma segura, com consciência.

“Uma opção é começar com pequenos valores, sem direcionar uma grande quantia para investimentos que ainda não tem familiaridade. Além disso, tire todas as dúvidas com alguém que conheça sobre o assunto e se informe bastante antes de tomar qualquer decisão que não esteja seguro ”, sugere Marcela.

Para te ajudar, você também pode utilizar ferramentas disponíveis online, como a Calculadora do Cidadão, do Banco Central. Com ela, você simula operações do cotidiano financeiro, como aplicações com depósitos regulares, financiamentos e custos do cartão de crédito. Teste ainda nosso simulador de investimentos e simulador da boa compra.

 

Veja também

spc-mbf-dia-das-maes-presente-mensagem-especial
O que a sua mãe quer ganhar não custa caro
Perguntamos para mães, de diferentes idades e profissões, o que elas mais gostariam de receber dos filhos ne  [...]
cartao-credito-dividas
7 atitudes para não se endividar no cartão de crédito
Tendo uma das maiores taxas de juros, o cartão de crédito deve ser usado com extrema cautela. Veja nesta mat  [...]
mbf-spc-planeje-financas-despesas-fim-de-ano
Aproveite as festas de fim de ano sem se endividar em 2016
Organize-se financeiramente para aproveitar as festas e ainda entrar em 2016 livre de dívidas e com fôlego p  [...]