Vantagens e riscos

A principal vantagem de ter crédito é poder comprar alguma coisa em prestações. Isso pode acontecer se você não tiver o dinheiro para pagar à vista, ou se você não quiser mexer na sua poupança.

Mas o dinheiro que você pega emprestado tem um custo, chamado taxa de juros, que em geral é muito alto.

É preciso, então, saber muito bem como obter os benefícios desse tipo de operação sem ficar por demais endividado e sem perder o controle de suas contas. Então cuidado pois pegar um crédito sem pensar bem pode te deixar com uma dívida e complicar a sua vida. Mantenha sempre o controle.

Onde mora o perigo
Clique abaixo e acompanhe

Onde mora o perigo

 

De modo bastante perigoso, você pode passar a enxergar o crédito como uma renda extra, esquecendo-se de que, ao utilizá-lo, está, na verdade, contraindo uma nova dívida. Como visto no exemplo, se você tomar dinheiro emprestado em vários lugares, ou fizer muitas compras no crediário, o resultado vai ser, com certeza, a perda de controle de suas finanças.

Dica

Crédito não é renda extra, não pode ser somado ao seu salário. Na medida em que você compra a prazo e paga juros, está deixando de guardar um dinheiro que poderia ajudá-lo a realizar um sonho no futuro, como fazer uma viagem, pagar uma faculdade para o filho ou encarar um empréstimo mais longo para compra da casa própria.

Registre todas as suas compras a crédito, com o detalhamento mensal dos valores ao longo dos meses. Isso vai facilitar a visão geral dos seus gastos a crédito e permitir um planejamento mais adequado do seu orçamento.

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube