Crédito direto ao consumidor

Como funciona

Crédito direto ao consumidor

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) permite que você obtenha o crédito no momento em que está adquirindo um bem (como eletrodoméstico, móvel, automóvel etc.) ou um serviço (cursos, pacote de viagens etc.).

Na prática, a obtenção deste tipo de crédito é bastante simples. Em geral, a loja faz um cadastro rápido, com base no contracheque, exigindo apenas comprovante de residência e CPF. Só em alguns casos, para financiamentos de valores maiores, exige-se uma entrada e/ou um avalista. Com a ficha aprovada, o crédito sai na hora. Tudo isso é feito na própria loja, o que facilita a compra, mas se você tiver tempo, também pode conferir as taxas oferecidas pelo seu banco.

É importante que você sempre verifique qual é o custo total do seu financiamento, uma vez que, no valor total das prestações estão inclusos o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a Taxa de Abertura de Crédito (TAC), que pode ou não vir embutida no valor das prestações aumentando o valor do seu financiamento. Vale tentar uma isenção.

 

Como tirar vantagem

Confira as vantagens deste tipo de crédito:

a) As taxas de juros são mais baixas que as dos cartões de crédito e cheques-especiais;

b) Os prazos de pagamento são muito flexíveis e de fácil negociação;

c) Há pouca burocracia para conseguir.

d) É bastante flexível para adiantamento de pagamentos e quitação antecipada.

 

Facilidades e comodismos

Crédito direto ao consumidor

FIQUE ATENTO: As facilidades e comodismos podem induzi-lo ao consumo supérfluo ou desnecessário para o momento. Além disto, o fato de os juros do CDC serem menos elevados que os de outras modalidades de empréstimo não indica que eles sejam baixos.

DICAS

1. Ao fazer uma compra do tipo “três vezes sem juros”, verifique se a soma das parcelas está igual ao preço à vista. Se estiver maior, há juros embutido no preço a prazo!

2. Pergunte sempre se, além dos juros, há outros custos embutidos no financiamento. Impostos e taxas podem encarecer bastante o custo do produto.

Outros tipos de crédito:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista

Fatal error: Call to a member function show() on a non-object in /home/meubolso/public_html/wp-content/themes/bolsofeliz/page-interna-tipos-de-credito.php on line 121