Crédito consignado

Como funciona

Crédito consignado

Esta é uma modalidade de crédito pessoal na qual você passa a ter direito ao empréstimo desde que autorize o desconto diretamente na sua folha de pagamento do seu salário.

Neste tipo de empréstimo as taxas de juros são mais baixas, em função da garantia atrelada ao recebimento do salário e ao desconto automático na folha de pagamento. Com isso, ele se torna acessível também para quem está com o nome incluído nas listas dos órgãos de proteção ao crédito.

Existem linhas de crédito para servidores públicos, para aposentados e pensionistas do INSS e para empregados de empresas privadas, desde que tenham convênio com a instituição financeira onde a operação será feita.

Para conseguir o empréstimo, basta se dirigir a um banco que tenha convênio com a instituição que fornece o seu pagamento e assinar uma autorização (um contrato de adesão) para o desconto em folha. Vale alertar que isso não é motivo para você começar a usá-lo simplesmente porque ele está disponível e representa um dinheiro mais barato.

FIQUE ATENTO: o valor total do empréstimo consignado não pode ultrapassar 30 porcento do seu salário.

Como tirar vantagem

O crédito consignado é a melhor modalidade de crédito pessoal, pois cobra as taxas de juros mais baixas do mercado. Os juros variam (em média de 2,0 porcento a 2,0 porcento ao mês) em função do perfil de quem está pegando o empréstimo.

Uma maneira inteligente de agir é usar o crédito consignado para quitar dívidas contraídas em outras modalidades de crédito e que têm juros bem mais altos.

DICAS

1. Como os juros do Crédito Consignado são baixos, vale a pena tomar esse recurso emprestado para comprar um bem, como um eletrodoméstico por exemplo. Na loja, as taxas de juros são maiores.

2. Vale a pena, ainda, usar esse crédito para pagar contas em atraso com o cartão de crédito ou para sair do cheque especial. Em ambos os casos, os juros são muito mais elevados.

Outros tipos de crédito:

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista

Fatal error: Call to a member function show() on a non-object in /home/meubolso/public_html/wp-content/themes/bolsofeliz/page-interna-tipos-de-credito.php on line 121