Juros e prazos

Juros e prazo

Todo dinheiro que você pega emprestado tem um preço. Ele se chama taxa de juros, e é bem alto no Brasil. Deste modo, antes de fazer uma compra a crédito, buscar um recurso em banco ou em outra empresa financeira para fazer uma compra à prestação, é preciso verificar duas coisas: quanto vai pagar de juros e qual o prazo de pagamento do empréstimo ou da compra.

Muitas vezes, você faz uma dívida levado pelo impulso de consumir algo que deseja muito ou que acha que está em uma promoção imperdível. Tome muito cuidado com esse tipo de impulso no gasto, pois ele faz com que milhares de pessoas se tornem inadimplentes (com dívidas sem pagar por mais de três meses).

De acordo com pesquisa do SPC Brasil, entre os consumidores inadimplentes no Brasil, 40% possuem conta em atraso com algum cartão de crédito e 43% estão em atraso com cartões de lojas de departamento. E é exatamente o cartão de crédito ou de loja que reúne os maiores percentuais de devedores.

Tipos de contas mais atrasadas segundo pesquisa SPC Brasil

conta-em-atraso-quanto-tempo

Outras despesas financeiras

Em geral, as pesquisas mostram que os consumidores preocupam-se apenas em verificar se a prestação “cabe dentro do seu salário” no momento da compra, sem se preocupar com as despesas adicionais, que variam de um banco para outro.

Outras despesas financeiras

FIQUE ATENTO: ao tomar dinheiro à crédito, você não vai pagar apenas os juros. Nas prestações que você paga, há ainda outras despesas financeiras embutidas, como taxas de abertura de linhas de financiamento e o chamado Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que nem sempre conseguimos perceber.

Para calcular quanto vai pagar de juros em uma compra a prazo, você pode fazer uma simulação através do Simulador da boa compra.

DICA

1. Ao fazer uma compra a prazo, não se limite apenas a verificar o valor da sua prestação. Procure saber também qual é a taxa de juros que você está pagando e veja o valor total do produto comprado. Muitas vezes será prudente você juntar o dinheiro para pagar à vista ou para financiar um menor valor, com prestações também mais leves.

Um ótimo negociante

otimo-negociante

Em geral, quanto maior for o prazo para o pagamento de uma compra, mais alta é taxa de juros. Como o prazo está alongado, a prestação fica parecendo pequena, e você não se dá conta de como os juros estão corroendo os seus rendimentos.

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube