93579357

07 fevereiro 2018

 

controle seus gastos e realize seus sonhos

Aprenda a planejar – e organizar – sua vida financeira e atinja seus objetivos

Sabe aquele desejo que parece distante? Fazer uma viagem, comprar um imóvel ou finalmente adquirir uma TV nova. Ele pode se tornar realidade – basta que você defina metas, se organize financeiramente e siga esse planejamento. “Até mesmo sem ter uma renda mensal fixa, é possível organizar o orçamento e planejar o futuro”, avisa Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

A tarefa, porém, exige dedicação. É preciso fazer um planejamento prévio do mês que está por vir e anotar os gastos do dia a dia, até mesmo os menores, como o cafezinho.

Mas segundo pesquisa feita pelo SPC Brasil, não é isso que acontece dentro dos lares brasileiros. Apenas 55% dos entrevistados fazem controle de suas finanças por planilhas, aplicativos ou bloco de anotações. Entre estes, 92% anotam somente os gastos fundamentais, como os custos fixos (conta de luz, telefone e aluguel). As compras esporádicas consumidas por impulso, que muitas vezes tomam boa parte do orçamento, não são registradas por 30% deles. Já os pequenos gastos do dia a dia não fazem parte das anotações de 36% desse grupo.

“As pessoas sabem que é importante anotar tudo, mas deixam para depois ou contam com a memória e depois esquecem. Anotar os pequenos gastos exige ainda mais comprometimento e disciplina do que anotar os custos fixos mensais”, diz Marcela.

Cuidado, a memória pode enganar!

A pesquisa detectou ainda um grupo que não realiza controle financeiro. Dessas pessoas, 15% acreditam que não precisam registrar tudo, pois dizem que apenas a conta de cabeça funciona.

Mas, se alguém lhe perguntar o que você almoçou na quarta-feira passada, é muito possível que você não se lembre. Com os gastos é ainda pior: é impossível se recordar valor exato que foi gasto.

Felizmente, existem meios que facilitam este controle – e eles estão cada vez mais acessíveis. “Aplicativos, planilhas e até o velho e bom caderninho de anotação. Cada pessoa deve achar o jeito mais conveniente e prático para seu momento”, observa Marcela. Com a ferramenta certa sempre às mãos, acabam as desculpas!

Autônomos também devem se organizar

Os profissionais autônomos e empreendedores não contam com salário fixo. Ainda assim, é possível – e muito importante – fazer o controle mensal.

Isso porque há meses em que o faturamento bate a meta e até a supera. Em outros, porém, fica difícil ter renda para pagar todas as despesas. Mas com o planejamento, o profissional cria uma reserva financeira para os meses difíceis e não é pego de surpresa. “Ele até saberá qual mês será difícil antes de iniciá-lo pelo histórico dos meses anteriores, graças ao controle mensal que executa”, conta a especialista.

Quer mais? Aqui vão 7 dicas para profissionais autônomos aumentarem sua renda.

Qual é o momento ideal para fazer este controle?

Segundo Marcela, para fazer um planejamento financeiro eficiente – controlar os gastos e reduzir despesas – não basta apenas anotar tudo, é preciso saber analisar a informação obtida e ter coragem e disciplina para mudar. Então, fique de olho no passo a passo e mão na massa:

O primeiro passo é diagnosticar sua situação financeira. Você pode utilizar o Simulador Diagnóstico Financeiro, que mostrará como está a distribuição de seus gastos de maneira geral.

Depois, é hora de oficializar os registros. Antes do mês começar, trace um plano: tenha uma ideia de quanto entrará em sua conta e para onde parte do dinheiro deve ir. Esse planejamento prévio lhe ajudará a saber quanto tem para gastar com você e o quanto poderá juntar para realizar seus sonhos.

Ao longo do mês, além de anotar os gastos, você precisará checar se seu planejamento está sendo respeitado ou se existe necessidade de mudança de rumo.

Ao fim, é preciso olhar de forma crítica. Analisar tudo e ver se gastou em algo que não precisava. Segundo Marcela, na maioria dos casos há espaço para corte, que deve ser aplicado na hora do planejamento do mês seguinte. Até mesmo em situações de crise, é possível poupar dinheiro!

Como encaixar os sonhos nisso tudo?

Quando falamos em sonhos, muitas vezes, ficamos apenas na imaginação, sem colocar no papel o quanto ele custa. “Por isso, é interessante começar calculando de trás para a frente. Saiba o valor do sonho, a quantidade de meses até o momento que você definiu para realizá-lo e faça a conta: quanto precisará juntar por mês até lá?”, aponta Marcela.

Assim, você evita frustrações e seu sonho vira um objetivo de vida. Ele sai do papel e você começa a caminhar para realizá-lo.

Vamos começar? Simule aqui como alcançar seu sonho e inicie seu planejamento hoje mesmo! Conheça também as pequenas mudanças que podem lhe ajudar a fechar suas contas no azul.

Veja também

mbf_banners_portal_223x86_04
Saia do sufoco e deixe suas finanças equilibradas
Confira dicas práticas que podem te ajudar a manter as contas em dia e ainda poupar um dinheiro no fim do mê  [...]
hobby_noticia
Transformando o hobby em renda: como começar?
Em tempo de crise, muitas pessoas estão usando a criatividade e buscando nos hobbies uma forma de conseguir u  [...]
008
Carro novo x carro usado
De tempos em tempos, de acordo com o mercado de automóveis, a variação de  impostos e outros fatores, muda  [...]