Água

Desperdício de água

Somente 2,5% do total da água no planeta são próprios para o consumo. E mais de 80% dessas reservas estão em geleiras, nas calotas polares. Portanto, a água potável é um recurso muito escasso, e milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem com a  falta de água própria. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água tratada e mais de um milhão morrem, por ano, em decorrência de problemas de saúde por causa da falta de água. O problema, que parece distante, começa em cada casa que não utiliza a água de maneira racional, ou seja, que desperdiça esse recurso.

Exemplos não faltam:

– Em um banho com chuveiro elétrico, durante 15 minutos e com o registro meio aberto, são gastos 45 litros de água. Se você desligar o chuveiro para se ensaboar, o consumo cai para 15 litros.

– Escovando os dentes durante cinco minutos, com a torneira não muito aberta, uma única pessoa gasta 12 litros de água. Se apenas molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova, conseguirá economizar mais de 11 litros de água!

– Uma pessoa gasta 2,5 litros de água por minuto ao lavar o rosto com a torneira aberta.

– Ao lavar a louça, não deixe a torneia aberta enquanto ensaboa as vasilhas e utensílios, pois o consumo de água é muito elevado. Com a torneira meio aberta durante 15 minutos, são gastos 117 litros de água. Economizando e fechando a torneira, o consumo pode ser reduzido a 20 litros.

Viu como o fim do desperdício pode fazer a diferença também no seu bolso? Pense na economia que sua família poderá fazer com atitudes simples.

Tire suas dúvidas sobre este assunto

Converse com o especialista Converse com o especialista
  • Facebook
  • Google Plus
  • Youtube