91029102

26 julho 2017
curriculo
Veja uma lista de cursos de aperfeiçoamento gratuitos e dicas de como montar um currículo campeão

Encontrar um emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho não está fácil. Com a crise, muitas empresas reduziram suas equipes ou terceirizaram funções. No entanto, com a lenta aproximação do fim da crise econômica e a expectativa de uma recuperação, ressurgem os espaços para contratações. Como se destacar entre a concorrência? Apresentar um bom currículo é o primeiro passo. “É importante lembrar, no entanto, que um bom currículo é aquele que atende às necessidades do contratador. Não adianta colocar um monte de cursos e experiência se nenhuma informação condiz com a área para a qual está se candidatando”, diz Bruno Bruhns, coach de carreira especialista em Recursos Humanos. Isso não significa não investir – se não dinheiro, tempo – em se especializar, mas saber escolher o curso que melhor atenderá seus objetivos.

Veja uma lista de instituições que oferecem cursos profissionalizantes gratuitos e também dicas para montar um currículo que se destacará aos olhos do recrutador.

Como escolher o melhor curso de aperfeiçoamento

Um curso de aperfeiçoamento profissional dura de 2 a 3 meses (embora a carga horária varie de curso para curso) e tem por objetivo aprofundar ou agregar novos conhecimentos ao profissional que já atua numa área para possibilitar o exercício de outras funções. Por exemplo, uma cozinheira pode fazer um curso de confeitaria para poder também oferecer aos clientes bolos e doces decorados.

“Um curso de aperfeiçoamento é indicado para quem deseja melhorar seu desempenho em uma ocupação específica. É algo, por exemplo, para quem busca redirecionar a carreira ou então acrescentar qualificação ao currículo, de olho nas exigências do mercado”, explica Bruno. O ideal é ter claro seu objetivo para investir em cursos que agreguem à área de escolha.

Para quem está buscando uma profissão ou quer se especializar para entrar num mercado específico existem os cursos profissionalizantes. Dentro dos cursos profissionalizantes temos os cursos livres (que podem ser cursados por quem ainda está no ensino médio), os técnicos (que podem ser cursados por quem ainda está no colégio, mas que só conferem diploma mediante conclusão do ensino médio) e os tecnólogos (que só podem ser cursados por quem já concluiu o ensino médio e são como uma graduação, mas mais curtos).

9 instituições que oferecem cursos gratuitos

São diversas as instituições que oferecem cursos de especialização gratuitos e online. O conselho do especialista é buscar com calma nos sites destes locais, lendo atentamente os descritivos dos cursos e entrando em contato em caso de dúvidas. “Veja se são instituições sérias, se eles oferecem certificado e, se possível, converse com pessoas que já fizeram ou ainda fazem o mesmo curso”, diz Bruno.

Pronatec

No site da Pronatec é possível descobrir centenas de cursos gratuitos, tanto de aperfeiçoamento quanto profissionalizantes, em todo o Brasil.

Senai

Cursos online de curta duração nas áreas de mecânica, construção civil, energia, gestão, saúde, tecnologia e meio-ambiente.

Learncafe.com

Cursos online rápidos de aperfeiçoamento em áreas específicas. São mais de 2 mil cursos gratuitos, com entrega de certificado após conclusão.

Prime Cursos

Diversos cursos online gratuitos para começar uma nova profissão ou aprimorar a sua.

ESPM

A Escola de Propaganda e Marketing (ESPM) oferece cursos online nas áreas de empreendedorismo, comunicação, liderança de equipes, atendimento ao cliente, entre outras.

USP

A Universidade de São Paulo possui cursos através da plataforma de educação EAD Veduca. São cursos abertos e que dão certificado da USP após a conclusão. São oferecidas aulas de Fundamentos de Administração, Ética, Ciência Política, Probabilidade Estatística, Física Básica, entre outros.

FGV

A Fundação Getulio Vargas oferece mais de 50 cursos gratuitos nas áreas de finanças pessoais, sustentabilidade, empreendedorismo e venture capital, inovação, direito, entre outras.

Escola Virtual

A Escola Virtual, portal de educação online da Fundação Bradesco, oferece diversos cursos gratuitos para quem busca uma nova especialização ou a oportunidade de se reciclar na sua área de atuação.

Code IoT

A Samsung, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, criou a plataforma Code IoT para oferecer cursos gratuitos de programação, eletrônica básica, robótica e desenvolvimento de aplicativos Android.

Como montar seu currículo

  • Coloque seus dados pessoais logo no início do documento. Não é preciso colocar número de RG ou CPF, apenas nome completo, endereço, idade, telefone para contato e e-mail.
  • “Não é necessário ser muito criativo, especialmente se buscar vaga em uma área mais formal. O importante é que ele seja curto, não mais de duas páginas, e com um objetivo muito claro”, diz o especialista. O objetivo é a vaga que você deseja. Por exemplo, se quer trabalhar como analista financeiro, deve colocar isso no objetivo e não apenas “área financeira”. “Caso esteja respondendo a um anúncio de vaga, coloque no objetivo a posição da vaga anunciada, pois isso fará com que o recrutador faça a conexão entre o CV recebido e a vaga aberta de forma muito mais fácil”, explica Bruno.
  • Depois do objetivo, coloque resumidamente suas qualificações. Destaque no máximo quatro, a partir de experiências adquiridas em trabalhos formais e informais. Por exemplo: enfermeira com passagens em grande hospitais e experiência em atendimento ambulatorial. Conhecimento em técnicas de primeiros socorros e exames clínicos.
  • Ao abordar sua formação acadêmica ordene a partir de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a sequência: curso, instituição de ensino, ano de conclusão ou ano de início e término.
  • Liste suas experiências profissionais colocando sua função, o nome da empresa, o período em que atuou lá e as atribuições do seu cargo. Se quiser, escreva resumidamente o ramo da empresa, para facilitar o entendimento de quem avaliará o currículo. Por exemplo: 2011 a 2013: motorista na Nome da Empresa – empresa do ramo alimentício, especializada em laticínios. Responsável pela entrega de perecíveis em caminhões de grande porte.

Dicas para deixar seu currículo mais atrativo

  • Recorra a sites que ajudam, gratuitamente, a formatar um currículo com um visual diferente e prático para o recrutador, como o AppEnhancv, o Gerador de Currículo e o Meu Curriculum, no qual é possível baixar modelos de currículos.
  • Explore a rede social LinkedIn. Lá, quando o seu perfil está preenchido com todas as informações relevantes, o usuário pode entrar em seu perfil e clicar em um seta localizada ao lado da sua foto. Aparecerá um menu e, ao escolher “Salvar em PDF”, o seu perfil será salvo em um padrão de currículo já formatado pelo LinkedIn. Procure também interagir com outros usuários, curtindo posts interessantes e recomendando habilidades.

Paula Aftimus

Jornalista com especialização pela State University of New York, editora de publicações e portais do Grupo Abril e do Grupo LANCE!, especialista em mídias digitais e marketing de conteúdo. MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela FGV.

Veja também

mbf_banner_noticias_14
A TV ideal para assistir aos jogos da Copa
Os televisores estão fazendo sucesso nas lojas desde janeiro – com aumento de 60% nas vendas. Aqui, lis  [...]
shutterstock_289585190
Confira novas condições de pagamento do cartão de crédito
Mudança nas regras do cartão não elimina os riscos de endividamento. Planejamento e disciplina nos gastos s  [...]
compra
Táticas para driblar a tentação da compra
Descubra que ser feliz pode ir muito além do que você adquire e saiba como e quando comprar de maneira consc  [...]