mbf_banner_noticias_14

Ganhar na Mega Sena, hoje faz parte do sonho e da conversa de quase todos os brasileiros.

Viagens, carros e iates figuram entre as respostas de vários entrevistados. Pagar dívidas, ajudar a família, melhorar o padrão de vida e viver de juros também estão entre as respostas mais frequentes.

E qual seria a melhor recomendação do que fazer com uma bolada de dinheiro inesperado?

Aqui vão 7 dicas para um destino inteligente deste dinheiro:

1) O caminho da riqueza: se existe um segredo para tornar-se ou permanecer rico, esta fórmula é gastar menos do que você ganha para não entrar em dívidas. Se você conseguir viver com menos do que ganha, você conseguirá economizar, investir e planejar-se.  Mesmo ganhando na Mega, por exemplo, você pode se tornar pobre se gastar mais do que ganhou. E como controlar isso? Aí vem a segunda dica!

2) Tempo para planejar e fazer contas: a primeira coisa que é recomendável ao ganhar um dinheiro inesperado é fazer um planejamento. O montante parece enorme, mas pode ir pelo ralo rapidamente sem um tempo dedicado para planejar o que fazer com ele. É como se um time de futebol com os melhores jogadores do mundo entrasse em campo sem investir um tempo para desenvolver uma tática e treinar. Seria jogo perdido. Então a dica aqui é: planeje-se, faça contas, escolha prioridades no tempo e acompanhe os gastos no detalhe.

3) Fracione o dinheiro em três partes: um parte do seu dinheiro deve ser usada com seus gastos rotineiros, que englobam o padrão de vida que você decidirá ter. Este padrão não pode consumir todo o dinheiro, nem pode ser superior, para não acabar em dívidas. Uma recomendação é que seus gastos do dia a dia devem estar ao redor 70 por cento dos seus ganhos mensais. Aí vem a segunda parte da divisão do dinheiro. A doação! Além de ajudar o próximo, doar te ajudará a manter-se equilibrado em relação aos seus gastos e a ter auto-controle ao lidar com o dinheiro. A generosidade nos ajuda a avaliar nosso próprio padrão de vida. Você pode destinar , por exemplo , 10 por cento deste montante para ajudar pessoas ou causas. Já a terceira parte servirá para realização de sonhos, projetos, como reserva de emergência e aposentadoria. Ou seja,  pelo menos 20 por cento deste dinheiro deve ser guardado e aplicado como planejamento do futuro.

4) Existem sonhos e sonhos: se tem algo que um dinheiro inesperado pode nos ajudar é a realizar sonhos. E como é bom sonhar e poder realizá-los! Existem 3 categorias de sonhos: os de consumo ( iate, carros, roupas de grife…), os de experiência ( viagens, aventuras..) e os de propósito ( investimento em projetos pessoais relativos ao seu trabalho, missão e realização). Todos são bons e válidos. No entanto, já é provado pela psicologia positiva , que realizar sonhos de propósito nos torna mais felizes e ainda gera mais dinheiro para alimentar novos projetos enquanto sonhos ligados ao consumo esgotam-se neles mesmos.  Portanto, se ganhar um dinheiro inesperado, priorize investir em seus projetos de trabalho ou capacitação.

5) Trabalhe sempre: já é comprovado que ter um propósito de vida gera felicidade. E propósito de vida está muito relacionado a realização pessoal e ao trabalho. Um bom dinheiro pode ser ferramenta para isso, mas não a solução em si! E ter esse dinheiro em mãos te dará a oportunidade e também a responsabilidade de usá-lo bem para sua própria felicidade. Pense nele como um presente para tornar seu trabalho melhor, mas não como um veículo de interromper seu propósito de vida e sua capacidade de realizar.

6) Zere as dívidas: esta seria uma ótima oportunidade de zerar dívidas para construir um futuro melhor. No entanto, também aqui não será o dinheiro que fará isso, e sim a sua decisão de agir diferente. Fazer um planejamento para pagar dívidas, negocia-las e evitá-las é uma escolha que exige coragem, comprometimento e determinação  e que traz a maravilhosa recompensa da liberdade de tomar as rédeas da própria vida financeira.

7) Busque conselhos: para decisões importantes na vida e principalmente para as decisões financeiras que muitas vezes exigem conhecimento técnico, ampare-se em especialistas, busque informação antes de tomar passos importantes relativos ao dinheiro.

E por fim gostaria de deixar a seguinte reflexão: para começar a usar as 7 dicas acima, é preciso ganhar na Mega Sena? Posso fazer isso com minha renda atual? Com meu 13o salário ?

A boa notícia é que ao pensar nisso você provavelmente descobrirá que é possível realizar seus sonhos da Mega Sena, mesmo sem ganhar o prêmio!

Voltar para colunistas

Veja também

dicas-amigo-secreto-presente-barato
Amigo Secreto: como escolher algo bom e barato?
Saiba como organizar um Amigo Secreto e veja dicas para não errar e nem gastar muito na escolha do presente,   [...]
spc-mbf-dia-do-consumidor-direitos
Dia do Consumidor: você sabe os seus direitos?
No dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Consumidor.Veja como agir caso sinta-se lesado e o que exigir  [...]
Untitled-1
Franquias que cabem no seu bolso!
Muita gente deseja ser seu próprio chefe. Mas, caso esteja planejando abrir uma franquia, comece a pesquisar   [...]