88368836

22 fevereiro 2017

lua-de-mel-barata-dicas

Depois de tantos preparativos para a festa de casamento, dias de romance e descanso são sempre bem-vindos. Mas é preciso ficar atento para não perder o controle das finanças

Ao longo dos últimos meses você só tem pensado em uma coisa: seu casamento. Onde será, quem vai convidar, o que será servido, entre tantos outros detalhes. Para completar, durante todo o processo você descobriu que fazer uma festa desse tipo custa caro. “Comigo foi assim. Eu fui pedida em casamento e, dois meses depois, fui descobrir que precisaria de muito controle emocional e financeiro para ter uma festa bacana, mas sem dores de cabeça com o bolso”, conta a arquiteta Isabela Aguiar.

E é no meio do caminho que os noivos começam a pensar em outro assunto que costuma ser importante: a Lua de Mel. Afinal, depois da grande festa os noivos querem momentos a sós para relaxar e curtir os primeiros dias de casados. “No meu caso, esse foi o ponto crítico porque depois de seis meses de preparativos eu parei para pensar na viagem que faria e, claro, percebi que não tinha mais dinheiro para ir muito longe”, conta Isabela.  

No caso dela, a solução foi transformar os presentes que ganharia em cotas de Lua de Mel. “Fiz um site no Icasei e lá pedi cotas para que nossos convidados nos ajudassem a pagar nossa viagem para Jericoacoara, no Ceará. Mas essa opção só foi uma boa ideia porque já morávamos juntos e tínhamos nossa casa montada. O ideal é que cada casal encontre a melhor saída, de acordo com sua realidade”, explica. E para ajudar os casais que querem curtir a Lua de Mel sem gastar mais do que podem, preparamos algumas dicas certeiras para quem quer viajar sem começar a vida a dois com um problemão financeiro.

Inclua a viagem no orçamento do casamento desde o começo

Se você ainda não começou a planejar seu casamento, já anote essa dica: a viagem deve ser incluída no orçamento desde o começo. Assim, você vai saber o quanto pode e quer gastar, como contratar os serviços, e terá até mesmo a possibilidade de alterar os planos, caso os valores estejam além de sua realidade financeira. “Eu, inicialmente, queria ir para o Caribe. O problema é que o dólar na época em que casei já estava muito alto e os valores da viagem completamente inviáveis. Por isso, resolvemos ficar no Brasil e não me arrependo. Agora, sem os custos da festa, podemos nos planejar e guardar dinheiro para finalmente conhecer o Caribe”, conta Isabela.

É importante ainda, durante o planejamento, levar em conta todos os gastos adicionais que terá ou poderá ter com a viagem. Isso inclui pensar em tudo na hora de fazer o planejamento: transporte, comida, presentes e lembrancinhas, passeios a pontos turísticos, além de deixar uma quantia reservada para emergências. Pode parecer cansativo pensar em todos esses detalhes, mas dessa forma você planejará melhor sua viagem, e terá certeza de não haver nenhuma surpresa desagradável com o orçamento quando voltar.

 Pesquise bem o destino

A dica certeira para qualquer viagem é: faça escolhas inteligentes. Na Lua de Mel as pessoas costumam deixar as emoções tomarem conta das decisões e isso é um grande erro quando se trata das finanças. Assim como Isabela, seja racional. Existem muitos lugares lindos e mais em conta do que Paris, Nova Iorque e Maldivas, por exemplo. Uma viagem de cruzeiro pelo Brasil, por exemplo, é romântica e pode sair muito mais em conta. Deixe uma viagem mais cara para outro momento, quando os gastos com a festa ou, até mesmo, a compra de uma casa ou móveis novos não fizerem mais parte do seu orçamento. Para te ajudar na tarefa de escolher o melhor local, diversos sites disponibilizam dicas especial para o tema Lua de Mel. Veja alguns deles:

Melhores Destinos

Lua de Mel no Brasil

Aprenda a viajar barato

Catraca Livre

Organize a viagem como se fosse qualquer outra

Lembre-se, também, que a Lua de Mel é uma viagem como qualquer outra. Você vai precisar pesquisar hotéis, a melhor maneira de se locomover e os locais que quer conhecer. Para isso, reserve um tempo considerável para esse planejamento. Clique aqui para saber qual o passo a passo ideal da viagem perfeita e barata.

Planeje os pagamentos e não estoure o orçamento

É essencial lembrar que a viagem não será um gasto isolado, mas acontecerá ao mesmo tempo em que as despesas com a festa e, em muitos casos, também com a nova casa. Portanto, o planejamento é essencial para que não haja surpresas com o acúmulo de parcelas de todos esses gastos. Quando se trata da festa, alguns serviços como o salão de e o buffet costumam dividir o pagamento apenas até a data do evento. Mas outros, como fotografia e filmagem, podem ser pagos depois. O problema é que, caso tais compromissos se somem a parcelas da viagem, dos móveis novos, ou a alguma prestação de imóvel ou aluguel, por exemplo, você corre o risco de acabar com uma dívida enorme e um grande problema. A dica é sempre se planejar, anotando e somando todos os gastos, tanto atuais quanto futuros. Outra opção é esperar um pouco mais para juntar o dinheiro e poder arcar a maior parte das despesas a vista. Assim, você garantirá que essa nova etapa da sua vida se inicie livre de dívidas e com a saúde financeira em dia.

 

Natália Chagas

Jornalista, com especialização em marketing e vasta experiência em revistas e portais de notícia. Foi editora de mídias digitais do grupo GR1 Editora e produziu conteúdo para diversas publicações do Grupo Abril, Editora Globo, Folha de São Paulo, entre outros.

Veja também

mbf_banner_noticias_03-k0xgc
7 maneiras inteligentes de aproveitar o 13º salário
Veja como usar a seu favor a grana extra que entra neste fim de ano “Dinheiro na mão é vendaval”, já ca  [...]
autonomoFotoNoticia
7 dicas para um profissional autônomo aumentar a renda
Veja como aumentar sua renda em qualquer época!   [...]
meu-bolso-feliz-dia-das-criancas-barato
Dia das Crianças: dicas para não gastar demais
É possível e fácil presentear e celebrar a criançada neste 12 de outubro, Dia das Crianças, sem prejudica  [...]