72477247

05 abril 2016
aplicativos-ajudam-economizar
A equipe do Portal Meu Bolso Feliz selecionou 20 aplicativos que ajudam a economizar no mercado, no combustível, no lazer, nas compras e no dia a dia

O sistema de telefonia móvel chegou ao Brasil em 1990 e, hoje, os aparelhos já fazem parte da nossa rotina. Relógio, despertador, máquina fotográfica, filmadora, lanterna, aparelho de som, TV, editor de texto, meio de comunicação com o mundo! E, graças aos milhares de aplicativos desenvolvidos ao redor do globo, nosso celular também vira agenda, organizador de tarefas, banco… e, por que não, um grande amigo na hora de economizar! Seja ao abastecer o carro, fazendo compras no mercado, escolhendo um restaurante, uma viagem, a melhor loja para comprar o que precisa, seu smartphone pode contribuir – e muito – para seu equilíbrio financeiro. Inclusive, com aplicativos que organizam seus gastos e contas. Veja nossa lista e comece já a economizar!

[accordion][accordion-item title=”Supermercado”]


1 – Meu Carrinho

O app vem com centenas de produtos cadastrados e você pode adicionar outros. Colocando o preço dos produtos, consegue calcular quanto vai gastar chegando ao caixa. Além disso, é integrado na web, ou seja, dá para fazer a lista pela internet e consultar depois no celular.
Disponível para Android e iPhone

2 – Boa Lista

O aplicativo permite comparar preços de produtos de lojas físicas e online em todo o país e também entre diferentes marcas. Além disso, salva suas listas de compras online e off-line, permite a inclusão de novos produtos e ainda armazena seus dados de compras, para você ver quando comprou, quais produtos e quanto pagou por eles em todo mercado que já foi.
Disponível para Android e iPhone

3 – Unit Price Compare

Você tem dois produtos nas mãos: um mais barato, cuja quantidade é 120ml, e outro mais caro, mas com uma embalagem de 150ml. O quanto esses 30ml a mais compensam o valor mais alto? Este app te ajuda a calcular exatamente isso.
Disponível para Android[/accordion-item][accordion-item title=”Lazer e compras”]

4 – Churrascômetro
Você informa o número de homens, mulheres e crianças que comparecerão ao seu churrasco e o app mostra quantos quilos de carne, latas de cerveja e sacos de gelo comprar (para um churrasco de quatro horas de duração).
Disponível para Android e iPhone

5 – Dividir a Conta

Como o próprio nome já diz, o app ajuda amigos na hora de dividir a conta, calculando a taxa de serviço automaticamente e fazendo a divisão proporcional – ele considera sempre o número de adultos e crianças na mesa.
Disponível para Android e iPhone

6 – Trivago

App do site Trivago, permite que o usuário compare preços a partir de centenas de sites de reserva de hotéis do mundo, identificando a melhor proposta.
Disponível para Android e iPhone

7 – Buscapé

O app é simples: basta digitar o nome do produto desejado para que sejam exibidas as ofertas de diferentes lojas. Os resultados encontrados podem ser classificados por preço, por avaliação da loja ou por valor da parcela. O Buscapé ainda traz avaliações de outros compradores e especificações do produto.
Disponível para Android e iPhone[/accordion-item][accordion-item title=”Dia a dia”]
8 – Qual Operadora?
De que adianta você ter um plano que não paga ligações para celulares da mesma operadora que a sua, se não sabe de qual operadora é o número que irá ligar, não é mesmo? Pois este app mostra a operadora de cada um de seus contatos e também permite que você descubra a operadora de um número desconhecido. Além disso, mostra quanto tempo você passa em ligações com números de cada operadora, seja no celular ou em telefones fixos. Assim você pode entender melhor como usa o seu celular e decidir qual plano se encaixa no seu padrão de consumo.
Disponível para Android e iPhone 

9 – Da Sua Conta

O app traz gráficos com o quanto você está gastando de água por dia e quanto poderia reduzir. Ao instalar o aplicativo, você informa o número de pessoas que vivem com você e o tipo de moradia. Além disso, o app reúne dicas para você economizar água em casa.
Disponível para iPhone

10 – Meu Gerenciador de Dados

Ele monitora o consumo da Internet 3G ou 4G no seu smartphone. Com ele, você visualiza os apps que estão utilizando seu pacote de dados ou conexão WiFi e também obtém gráficos e estatísticas que detalham a utilização da rede.
Disponível para Android e iPhone

11 – Mais Preço

Compare preços de produtos comercializados por diversas redes de farmácia do Brasil. As buscas podem ser feitas tanto pelo nome, quanto pelo código de barras. Ao clicar sobre um dos resultados, ele possibilita acessar o site para realizar a compra, permite ligar para a farmácia diretamente da aplicação e, ainda, oferece os respectivos endereços.
Disponível para Android

12 – Calcule Milhas

O app possui quase 200 cartões diferentes. Nele, você calcula quantos pontos você consegue acumular no seu cartão de crédito, de acordo com seu gasto mensal; quanto deve ser o seu gasto mensal para atingir uma determinada quantidade de pontos e em quanto tempo você consegue acumular uma quantidade de pontos de acordo com seu gasto mensal. Além disso, informa a validade dos pontos do seu cartão.
Disponível para Android [/accordion-item][accordion-item title=”Finanças pessoais”]13 – Toshl Finanças

O app te ajuda a anotar e controlar suas despesas, com espaço para descrever cada uma, se quiser. No botão Orçamentos você coloca o valor do seu orçamento mensal e ele calcula quanto dinheiro ainda resta, considerando as despesas anotadas.
Disponível para Android e iPhone

14 – Juros Fácil

O aplicativo calcula financiamentos, prestação mensal de um parcelamento, Custo Efetivo Total (CET) e ainda tem a opção de calcular quanto você deve pagar ao solicitar a antecipação do seu 13° salário. Além disso, você pode simular empréstimos bancários no banco de sua preferência e verificar se as taxas oferecidas compensam.
Disponível para Android

15 – iContas

O app permite que controle suas contas e gastos, avisando quando uma conta vence e te lembrando sobre as que estão em débito automático.
Disponível para iPhone

16 – Mobills Gerenciador Financeiro

O app apresenta todas as suas despesas e receitas categorizadas, em gráficos e relatórios que ajudam a analisar sua vida financeira. Você não precisa inserir dados um a um, pois com a importação de SMS o aplicativo adiciona as despesas automaticamente para bancos como Santander, Itau, Banco do Brasil, Caixa e outros.
Disponível para Android e iPhone[/accordion-item][accordion-item title=”Combustível”]17 – Econoflex

Quem tem veículo flex pode contar com o app para decidir o que vale mais a pena financeiramente, álcool ou gasolina. É só colocar o preço da gasolina e esperar que ele calcule o preço máximo do etanol.
Disponível para Android

18 – Álcool ou gasolina, chefia?

Possui a mesma função do Econoflex, mas para iPhones.
Disponível para iPhone

19 – BeepMe

O aplicativo permite que o usuário ofereça ou encontre caronas. Além de diminuir o número de carros nas ruas, o motorista divide os custos do combustível com os passageiros.
Disponível para Android e iPhone

20 – Carrorama

O app apresenta informações completas (gasto mensal de combustível, etc.) do seu carro na tela do cel ou exportadas em formato relatório para Excel. Ele também lembra de itens importantes para o carro, como troca de óleo, que você deixa programados.
Disponível para Android e iPhone[/accordion-item][/accordion]

Paula Aftimus

Jornalista com especialização pela State University of New York, editora de publicações e portais do Grupo Abril e do Grupo LANCE!, especialista em mídias digitais e marketing de conteúdo. MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela FGV.

Veja também

mbf_banner_noticias_05-k0ml7
O Minha Casa Minha Vida dá para você?
Veja as vantagens e desvantagens do programa habitacional do governo e dê o primeiro passo para realizar o so  [...]
mbf_banner_noticias_17
Série Construindo Sonhos – Viagens
Acredite, você pode viajar sem se endividar. É só escolher o destino! Os melhores conselhos financeiros par  [...]
MBF2
Tire suas dúvidas sobre a alta do dólar
Nos últimos meses nós lemos e ouvimos falar muito sobre o valor atual da moeda americana, mas afinal, o que   [...]