91079107

02 agosto 2017
dia-dos-pais-programas
E se em vez de dar um presente para o seu pai você organizasse um programa divertido e, melhor, barato? Veja ideias de experiências incríveis e que não pesam no bolso!

A ideia é, neste Dia dos Pais, inovar. Deixe de lado as camisas, gravatas, meias e cuecas e pense em algo diferente. Mas não necessariamente comprado em loja, caro, que você precisou dividir em três vezes no cartão para conseguir levar. “O meu filho sabe que eu não ligo para roupa, para marca. Mas ele insiste em me dar essas coisas. Eu digo que está ótimo, vou dizer o quê?”, conta Walter Saggese, aposentado. Para ele, um almoço reunindo a família, em especial com a filha que mora longe e que ele não vê com frequência, já seria o presente perfeito.  Ou seja, ao pensar no que dar neste Dia dos Pais, nossa sugestão é trocar o shopping por algo mais íntimo, mais a cara dele – e, melhor ainda: mais barato!

Para pais culturais

Uma boa opção de programa cultural para fazer com seu pai e também com toda a família é visitar museus. Pense em um que seu pai não conhece e planeje uma visita. Pergunte sobre tour guiados, assim, além da visita, vocês também aprendem coisa novas.

Caso seu pai goste muito de ir ao cinema, mas não consiga ir com a frequência que gostaria, planeje para que toda a família – quanto mais gente, melhor – assista um filme juntos. Busque um bem ao estilo que ele gosta. E, claro, cada um paga o seu ingresso e o do seu pai, todos podem dividir.

Para pais aventureiros

Certamente perto da sua cidade ou mesmo dentro da cidade existem trilhas interessantes que você possa fazer junto com seu pai. Pode ser de uma hora ou mesmo mais longas, dependendo do pique de vocês! Peça para que ele vista roupas confortáveis, leve-o até o local da trilha e o surpreenda!

Para pais tradicionais

Este é o pai que valorizará um belo almoço em família, como todo mundo reunido, dando risada ao redor da mesa e lembrando histórias antigas. Programe para que cada convidado leve um prato e uma bebida. Neste caso, é bom organizar quem levará o quê para balancearem entre entradas, pratos principais e sobremesas. Algum familiar faz um dos pratos favoritos do seu pai? Então peça para ele ou ela especificamente esse prato.

Para pais curiosos

Se o seu pai é daqueles que adora descobrir coisas novas, que tal levá-lo para um tour guiado na sua própria cidade? Nas principais capitais existem os famosos “free walking tours” (tours a pé gratuitos) nos quais basta encontrar o grupo no local especificado pelo guia e começar o passeio. Ao final, você dá uma gorjeta ao guia. Para descobrir tour desse tipo na sua cidade basta digitar no Google “free walking tour” e o nome da sua cidade em seguida.

Não achou um na sua cidade? Então seja você mesmo o guia. Selecione alguns locais interessantes, pesquise sobre sua história e leve seu pai em um passeio que ele jamais esquecerá.

Para pais esportistas

Esta é a hora de tirar a bike esquecida na garagem para passear com seu pai no domingão, curtindo a cidade, o exercício e também as paradas para um suco ou lanche. Caso ele seja mais do tipo corredor, faça o mesmo só que caminhando. O importante é estarem juntos, com seu pai vendo que você uniu-se a ele num programa que normalmente só ele curte.

Outra ideia é descobrir quadras gratuitas – ou então dividir o aluguel de uma quadra com outros amigos e familiares – e combinar uma partida de um esporte que ele gosta. “Uma vez eu e meus dois irmãos dividimos o aluguel de uma quadra e levamos meu pai para jogar bola. Compramos camisetas brancas básicas, bem baratinhas, e escrevemos ‘melhor pai do mundo FC’, à caneta mesmo, e usamos como uniforme. Ele adorou”, conta o administrador Paulo Rogério Garcia.

Para pais filantrópicos

Seu pai gosta de ajudar os outros, está sempre preocupado em contribuir e vira e mexe elogia programas de voluntariado? Pois que tal levá-lo no domingo par ser voluntário em algum programa na sua região? No site da Campanha Seja um Voluntário é possível encontrar diversos projetos e ver formas de contribuir. Ou então entre em contato com uma instituição que apoia e confia e saiba como colaborar.

Saiba mais:

Dia dos Pais: 8 presentes baratos e surpreendentes

Presentes econômicos e criativos para surpreender no Dia dos Pais

5 dicas para gastar menos em bares e restaurantes

 

Paula Aftimus

Jornalista com especialização pela State University of New York, editora de publicações e portais do Grupo Abril e do Grupo LANCE!, especialista em mídias digitais e marketing de conteúdo. MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela FGV.

Veja também

mbf_banner_noticias_06-1
Você é um comprador impulsivo?
Suas compras são feitas de maneira consciente? Compra mais do que deve quando está triste ou muito feliz? Fa  [...]
pascoa-barata
Como presentear e curtir a Páscoa de um jeito barato
Há maneiras mais baratas e igualmente gostosas de presentear e de curtir a Páscoa sem precisar gastar uma fo  [...]
mbf_banners_portal_223x86_23
Vale a pena comprar no crediário? Descubra
Parcelar as compras no carnê ou boleto vem se tornando, cada vez mais, um hábito menos comum entre os brasil  [...]